Há receitas de família em forno a lenha no Sabores da Quinta, em Celorico de Basto

Um dos pratos do restaurante Sabores da Quinta, em Molares, Celorico de Basto. (Fotografia de Miguel Pereira/GI)
Receitas de família, com o calor do forno a lenha, servem-se no Sabores da Quinta, restaurante na freguesia de Molares (Celorico de Basto), com vista para o ex-libris da região.

Uma paisagem pintada de verde e recortada por serras acompanha quem faz a viagem – que vale por si só – até ao restaurante Sabores da Quinta, na freguesia de Molares, em Celorico de Basto. Conforme nos vamos aproximando, mais e mais vinhas surgem pelo caminho, sendo de algumas delas as uvas que dão origem aos vinhos servidos neste projeto familiar, uma homenagem dos irmãos Maria Luísa, Francisco e António Lemos ao pai, Francisco, que nutria um gosto por cozinha e era mestre na arte de bem receber.

Foi há quase 20 anos que os três irmãos decidiram materializar o sonho antigo do pai, construindo uma espécie de “sala de estar para receber amigos e não só”, muito confortável e luminosa, graças às janelas largas de onde se avista o Monte da Senhora da Graça e a Serra do Marão, cujo recorte é mais nítido quando está coberta de neve.

É neste ambiente acolhedor que se provam especialidades da casa, muitas delas receitas antigas de família – que ali são confecionadas por Pedro Silva, marido de Maria Luísa – como o joelho de porco assado em forno a lenha, o javali estufado com castanhas, pimento e batata cozida, e costela mendinha com arroz de forno. A carta não se estende muito, mas ainda consegue acomodar o rosbife com batata frita à inglesa, o bacalhau com broa e, ao domingo, o cabrito assado. À semana, durante o almoço, servem-se pratos do dia que vão variando, sem nunca se abandonar o registo tradicional. Feijoada, massa à lavrador e rojões são algumas das possibilidades.

Para quem quiser petiscar – ou abrir caminho para o repasto – sugerem-se umas afamadas sardinhas de escabeche, os fígados de vitela com cebolada, a feijoca com mão de vitela, o presunto e a apaladada alheira. Tudo acompanhado pelos vinhos branco ou rosé produzidos pela família, sob a marca Dinasta. A viagem por estes “sabores da quinta” só é dada como terminada quando a rabanada de vinho tinto chega à mesa. Uma receita da avó, de Lousada, que é um sucesso desde a abertura da casa.

 

Um cliente especial
O icónico chef Anthony Bourdain visitou o restaurante por duas ocasiões, à boleia do chef José Meireles, primo dos irmãos. A última passagem pelo Sabores da Quinta aconteceu em 2017, a propósito da gravação de um episódio do seu programa televisivo “Parts Unknown”.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend