Gelatopia: no coração da Invicta há “gelados de sonho”

Gelatopia. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
As ofertas da Gelatopia, no Porto, inspiram-se nos gelados italianos, mas as novidades de inverno têm sabores portugueses.

A loja nasceu também ela do sonho de Mariana Santos e Paulo Geraldes. De modo a materializar a fantasia, o casal rumou a Itália para “aprender com os melhores”, na Universidade de Bolonha. Em 2019 a Gelatopia abre na Rua de Ferreira Borges. Amendoim com caramelo salgado, um dos best sellers; chocolate (marca Domori); morango; pera rocha; os tradicionais italianos, tiramisu e capuccino; e o D’Ouro, um gelado que leva vinho do Porto e variegato de framboesa com chocolate negro; são algumas das opções da gelataria, num leque que varia semanalmente e ao sabor da estação.

Com a vinda do frio chegam também os gelati (isto é, feitos com uma base de leite) queijo da Serra da Estrela com mel e nozes; crumble banana, feito com banana da Madeira amadurecida na loja; requeijão com doce de abóbora (da casa); e o que Paulo Geraldes descreve como a “sensação de Natal”, um biscoito de canela que resulta da transformação das bolachas de receita própria em gelados. Com base de água, entra também na vitrine o sorbetto de tangerina.

Entre as novidades de inverno estão sabores como banana da Madeira e Queijo da Serra. (Fotografias de Pedro Granadeiro/GI)

Quem os quiser provar pode fazê-lo em copo ou cone, começando no pequeno, com dois sabores, por 3 euros. Para os indecisos é dada a oportunidade de provar primeiro e há também uma opção “só para heróis”, que permite provar todos os sabores, por 7,50 euros. Há ainda caixas de meio litro ou um litro para levar para casa.

O espaço, bastante concorrido por turistas, dispõe ainda de um laboratório onde tudo é feito. Através de uma janela todos podem ver a arte a tomar forma. E porque não se quer dar só uma experiência de “bom sabor, mas também de bom acolhimento”, sempre que um gelado é acabado de fazer, dá-se a provar ao cliente.

A Gelatopia abriu na Invicta há três anos.

Aqui não há segredos. Paulo Geraldes afirma que o que se faz na Gelatopia é o que realmente se publicita. Os sorbettos são feitos com pelo menos 50% de fruta, sem adição de conservantes ou corantes e usando apenas fibra vegetal para dar “cremosidade”. Quanto aos gelati, tenta-se que sejam “o mais saudáveis possível’,’ utilizando vários tipos de açúcares para reduzir “a sensação de doce” e as calorias.

A oferta a nível de guloseimas passa ainda por waffles e crepes simples ou com gelado. Para beber há batidos de gelado e chocolate quente a 2,70 euros.

A geladaria artesanal fica situada na Rua Ferreira Borges.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Ferreira Borges, 68 (Baixa)
Telefone
961476765
Horário
Das 13h às 20. Até às 21h à sexta e sábado. Não encerra.
Custo
() Preços: dois sabores, 3 euros; três sabores, 4,20 euros; quatro sabores, 5,30 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend