Gaia: comida asiática e outras novidades na Enoteca 17.56 x Romando

As criações asiáticas são presença forte na nova carta. (Fotografia: DR)
A Enoteca 17.56, integrada no centro de visitas da Real Companhia Velha, no Cais de Gaia, reabriu nesta segunda-feira, com novidades. A oferta gastronómica passa a estar inteiramente a cargo do grupo de restaurantes Romando, que agora serve alguns dos seus clássicos naquele espaço amplo, com restaurante, salas privadas e terraço panorâmico com vista para o Douro.

O espaço, agora denominado Enoteca 17.56 x Romando, tem um menu com 86 opções, pensadas para diferentes públicos. Tanto serve carnes maturadas como peixes e mariscos, caviar, comida asiática, risotos e “pizas gourmet”, como se lê em comunicado.

Entre as novidades, contam-se o risoto rabo de boi, o arroz de gambas e vieiras ou o “Romando Extragavanza”, uma seleção de 50 peças de sushi; sem esquecer o “mini escangalhado Romando”, nas sobremesas. O grupo também passa a servir ali alguns dos seus pratos-estrela, caso dos ovos rotos, do bife Wellington ou do arroz de lavagante.

O “Special Romando Premium”, composto por 50 peças.
(Fotografia: DR)

Àquelas propostas juntam-se alguns campeões de vendas que a Enoteca 17.56 quis manter, incluindo várias sobremesas. O mil folhas de baunilha e caramelo salgado, o sablée de ovos moles e framboesas frescas e o expresso affogato, por exemplo, continuam disponíveis.

Da oferta fazem parte ainda enchidos e queijos nacionais e internacionais, ou não houvesse naquelas instalações uma queijaria: a Fromagerie Portuguesa. Quem quiser harmonizar charutos com vinho do Porto também pode, graças ao Cigar Club.

O espaço foi distinguido recentemente pela Vinhos Grandes Escolhas, na categoria de melhor Wine Bar, e também viu a Wine Spectator renovar-lhe o título de melhor carta de vinhos. Esta última reúne 533 referências, muitas delas servidas a copo. Às 128 da Real Companhia Velha juntam-se 161 de outros produtores de todas as regiões portuguesas, 174 vinhos estrangeiros e 70 fortificados (desde vinhos do Porto até ao Tokaji, da Hungria).

A piza prociutto & burrata.
(Fotografia: DR)

A casa – que ao longo da tarde serve vinhos, cocktails e petiscos – funciona igualmente em regime de takeaway, sendo aconselhada marcação prévia. Ao fim de semana, há entregas ao domicílio, no Porto, em Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos.

O Romando tradicional, em Vila do Conde, também reabriu nesta segunda-feira, com menu refrescado. Neste “capítulo I”, a casa sugere pratos como tagliolini al tartufo com carpaccio de novilho e cogumelos frescos ou camarão Tigre, manteiga d´alho e batata palha.

O espaço, com terraço panorâmico.
(Fotografia: DR)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend