Evento “Os Chefs em Volta” regressa com menu e morada surpresa

A chef Tânia Durão, do restaurante Atrevo, é uma dos chefs convidados. (Fotografia: Fábio Poço/GI)
Uma refeição que parte do "princípio de todas as coisas", em localização a revelar, marca a segunda edição do evento gastronómico "Os Chefs em Volta", que reunirá os chefs João Pupo Lameiras (RO/Bacalhau), Tânia Durão (Atrevo), The Good Collective, representado por Alexandre Sarmento e William Blake, e João Magalhães e Tiago Sousa (Padaria Cultura), no dia 16 de maio.

Sabe-se quem são os chefs e qual é a premissa, mas não se sabe mais nada. Nem menu, nem local. A ideia desta segunda edição de “Os Chef em Volta” é que a surpresa aconteça no momento em que as pessoas chegam, revela Ana Neto, da S.P.O.T., empresa promotora do evento. Afinal, a iniciativa é promovida através do projeto “Os Pratos em Volta“, que nasce da vontade de levar pessoas a juntarem-se em locais inesperados, para partilhar comida e sensações.

Após uma primeira edição, em outubro do ano passado, no Porto, com os chefs emergentes Pedro Braga, Aurora Goy e Nuno Castro, o evento gastronómico regressa às 12h30, do dia 16 de maio, a Matosinhos.

O mote, desta vez, “passa por ir ao princípio de todas as coisas, identificar o início do ciclo gastronómico em todas as suas vertentes, voltar ao elementar, ao primário, ao micro”, lê-se em comunicado. Mas esta viagem não se faz indo apenas ao início, mas acompanhando também o processo de transformação da matéria-prima. “Interessa-nos que haja uma história, e que as pessoas se envolvam nessa história”, admite Ana.

Este desafio ficará nas mãos dos chefs João Pupo Lameiras (RO/Bacalhau), Tânia Durão (Atrevo), The Good Collective, representado por Alexandre Sarmento e William Blake, e João Magalhães e Tiago Sousa (Padaria Cultura), que à volta dos quatro elementos naturais – ar, água, fogo e terra – vão criar um menu de nove pratos, “aberto a todas possibilidades“. Ou seja, estão incluídas proteínas animais e vegetais, que serão emparelhadas com vinhos selecionados pela Symington Family Estates.

Neste almoço, onde apenas cabem 36 participantes, a serem divididos em mesas de seis, ainda há vagas por preencher. Quem quiser aventurar-se na experiência, valorada em 110 euros (IVA não incluído), deve inscrever-se enviando um e-mail para [email protected].

Está previsto “Os Chefs em Volta” realizar-se uma vez por estação, ocupando novos espaços e convidados novos chefs.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend