Esta chef pasteleira gosta de cor (e isso vê-se nas sobremesas)

Joana Castela é chef pasteleira no restaurante Cais do Pescado. Fotografia: Maria João Gala/GI
Joana Castela, a chef pasteleira do Cais do Pescado, em Aveiro, tem aproveitado a quarentena para desenhar e pintar. Não admira que seja esse o seu passatempo, tendo em conta o cuidado estético que põe nas sobremesas.

A chef pasteleira do restaurante Cais do Pescado, em Aveiro, tem aproveitado a quarentena para se dedicar ao desenho e à pintura. Uma das criações mais recentes de Joana Castela gira em torno de uma physalis, mas, em matéria de lápis e pincéis, não se cinge ao universo da comida – interessa-lhe, por exemplo, representar o olho humano. E, normalmente, lança-se numa empreitada artística já a pensar na pessoa a quem a vai oferecer. Muito satisfeitas com tudo isto estão as cadelas Mel e Iuky, que nunca passaram tanto tempo com a tutora.

Joana também tem explorado receitas, claro, e partilha aqui duas, incluindo a de uma sobremesa servida no Cais do Pescado: o bolo de bolacha, a que chamou Cúpula. A receita original é da colega Lisete Rocha, chefe de sala do restaurante, explica; ela só lhe deu a forma de meia esfera, para um empratamento diferente, aproveitando os mesmos elementos. Outra proposta é o semifrio de amendoim. “Criei esta receita por ser simples, barata, bem docinha e poder ser considerada uma variante do bolo de bolacha”, remata.

Joana Castela é chef pasteleira no restaurante Cais do Pescado.
Fotografia: Maria João Gala/GI

“Cúpula” de bolo de bolacha

Ingredientes:

400 ml natas (usei Mimosa para bater)
1 lata de leite condensado cozido
1 café expresso
2 pacotes de bolacha Maria
Q.b café solúvel
Q.b água
Q.b ovos moles ou caramelo
Q.b bolacha Maria ralada

Preparação:

Bater bem as natas. Pouco antes de estarem bem firmes, adicionar o café expresso e voltar a bater até ligar tudo.

Abrir a lata de leite condensado cozido para uma taça e mexer bem, até conseguir um creme uniforme. Adicionar 1/4 das natas batidas e envolver.

Em formas de silicone meia esfera, colocar um pouco das natas batidas, cobrir com as bolachas embebidas em café, adicionar uma colher de sopa de leite condensado e tapar com mais bolacha Maria embebida. Repetir o processo por todas as meias esferas e levar ao congelador 2h, para solidificar.

É importante desenformar as meias esferas ainda congeladas, e deixar na refrigeração até à hora de servir.

Decorar com ovos moles (ou caramelo). Polvilhar com bolacha Maria triturada e enaltecer com frutos vermelhos.

Nota: o bolo também pode ser montado numa travessa, intercalando todos os elementos da sobremesa.

Fotografia: DR

 

Semifrio de amendoim

Ingredientes:

400 ml natas (para bater)
1 lata de leite condensado cozido
100 gr amendoim torrado e triturado
4 folhas de gelatina
Q.b bolacha Maria ralada

Preparação:

Bater 200 ml de natas até ficarem bem espessas. Adicionar o leite condensado cozido e misturar bem. Acrescentar o amendoim torrado e triturado e mexer.

Demolhar as folhas de gelatina em água fria e levá-las a derreter no micro-ondas ou no fogão. Envolvê-las cuidadosamente no preparado anterior.

Colocar tudo numa forma de fundo amovível e levar ao frio a solidificar.

Bater as restantes natas até ficarem bem firmes e colocar por cima do semifrio. Levar novamente ao frio.

Na hora de servir, polvilhar o semifrio com a bolacha ralada e decorar com amendoins inteiros.

Nota: o amendoim pode ser substituído por outros frutos secos, que devem ser torrados um pouco no forno, antes de triturados, para intensificar o sabor.

Fotografia: DR

Paixão precoce

Joana Castela foi sempre apaixonada pela pastelaria. Aos 15 ou 16 anos, candidatou-se a uma vaga de ajudante de padaria, às escondidas, durante umas férias escolares, e foi aceite.

Peixe e marisco, até já

O restaurante Cais do Pescado, no Cais dos Mercantéis, em Aveiro, está encerrado desde 15 de março. É preciso esperar para matar saudades dos seus pratos de peixe e de marisco, pois a carta, muito assente em peixe fresco, arrozes e massadas, não se coaduna com o takeaway.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Cais dos Mercantéis,7
Telefone
234425066
Horário
Das 12h00 às 15h30 e das 19h00 às 23h00 (restaurante). Das 12h00 às 23h00 (cervejaria no primeiro piso). Encerra à terça.
Custo
() Preço médio: 30 euros


GPS
Latitude : 40.64274823206779
Longitude : -8.655803874239723




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend