Em Moita dos Ferreiros, há frango à passarinho em take-away até 10 euros

Neste restaurante, o frango frito à passarinho é uma das especialidades. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
N’O Passarinho, em Moita dos Ferreiros (Lourinhã), os menus de almoço económicos são um convite a conhecer várias histórias locais - da banda filarmónica à festa anual da freguesia, sem esquecer os doces regionais.

Pela forma como fala, percebe-se logo que Telma Perdigão é uma embaixadora entusiasmada da sua freguesia, Moita dos Ferreiros, no concelho da Lourinhã. Nascida no Canadá há 44 anos, veio para Portugal aos cinco e foi ali que escolheu viver. Durante duas décadas fez viagens diárias de ida e volta para o mercado abastecedor de Lisboa, em Loures, onde trabalhou com produtos hortofrutícolas. “Quando chegou a pandemia, começámos a trabalhar 19 horas por dia”, conta. O cansaço e a vontade de organizar a vida familiar, com três filhos, mais perto da terra fizeram-na focar-se de novo na Moita dos Ferreiros.

Aproveitando a oportunidade de ficar com o espaço de um antigo pronto a comer, abriu o restaurante O Passarinho, com a ajuda do marido, Pedro, em setembro. O nome inspirou-se episódios mais ou menos caricatos. Primeiro, o facto de Pedro ter ganhado a alcunha de passarinho quando foi chamado a tocar um passarinho de sopro num concerto da banda filarmónica da Sociedade Lírica Moitense (onde é presidente); e o segundo, uma festa anual da terra em que uma empresa ofereceu 15 frangos à organização e Telma os fez à passarinho, para gáudio dos convivas.

Essa é uma das especialidades que saem da cozinha. A outra é o coelho à passarinho, conta a cozinheira “autodidata” Todos os pratos têm doses generosas, incluem acompanhamentos e salada, e começam nos 6,50 euros. Um menu inclui pão, bebida, uma dose dos pratos do dia e sobremesa. E se esta oferta já era atrativa sem confinamento, mantém-se agora em regime de take-away.

No cardápio digital publicado no Facebook da casa anunciam-se outras propostas, como leitão assado (ao sábado), coelho à caçador, alheira com ovo, sopas variadas, feijoada, ensopado de borrego, frango do campo e pataniscas de
polvo. “São comidas de sustento muito procuradas por quem trabalha aqui no campo”, explica Telma, com razão. Parte da população de Moita dos Ferreiros, com dois mil habitantes, dedica-se especialmente às explorações agropecuárias e florestais, depois do declínio da produção vitivinícola na zona, de que se destaca a famosa aguardente da Lourinhã.

 

O MENU
Diária…entre 6,50 e 10 euros
Menu inclui pão, bebida (vinho de meio litro, sumo ou água), prato e sobremesa.
Especialidades: frango frito à passarinho; coelho frito à passarinho; pataniscas de
polvo; leitão assado; bacalhau com broa

Sabores antigos
Telma criou a marca Master Flavors of Portugal para ajudar a recuperar tradições locais, como a das papas de milho com arrobe (um doce que “só é feito por altura das vindimas”, em quantidades para durar o ano todo) e a uvada, que adiciona pêra- rocha ao mosto da uva.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend