É guloso? Então deve ir à cidade de Tomar em abril

A 10ª edição da mostra de doçaria «de Tomar e dos Conventos» vai contar com a participação de 18 pastelarias da cidade e mais de 30 doces conventuais.

Provar um doce diferente em cada dia do mês não é feito difícil para quem for a Tomar em abril. Barrigas de Iria, telhas do convento, pimpinelas, espadas de D. Gualdim e outros nomes mais provocadores, como beija-me depressa ou bolos de cama, são algumas das mais de 30 especialidades que as pastelarias da cidade vão apresentar ao público nesta 10ª mostra de doçaria tomarense, que está inserida nos ciclos gastronómicos do município.

Até 30 de abril, as 18 confeitarias aderentes vão ter os doces de origem conventual como parte da variedade de produtos à venda, mas o ponto alto da iniciativa decorre na tarde do dia 25, em que a doçaria sai à rua. Das 15h00 às 18h30 a Praça da República vai encher-se de bancas de exposição e venda das especialidades açucaradas de Tomar.

Os doces da região são quase todos feitos à base de gemas de ovos, açúcar e amêndoa, e têm bases conventuais. Mas entre as dezenas de receitas destacam-se as fatias de Tomar, um doce feito com gemas de ovo batidas e cozidas em banho-maria, numa panela fabricada exclusivamente na cidade dos templários, e que, segundo a lenda, era a sobremesa de eleição dos frades do Convento de Cristo.

Veja na fotogaleria acima alguns dos doces que pode provar em Tomar durante o mês de abril.

Pastelarias aderentes:

A Rosa – Café dos Artistas, Rosa, Estrelas de Tomar, Legenda Medieval, Padaria Combatente, Açúcar ao Quadrado, Palco d’Especiarias, Pic-Nic Alameda, Pic-Nic São João, Pimpinela do Nabão, Requinte, Templária e Tomar Tropical.

Leia também:

8 confeitarias tradicionais para ir na Páscoa
Há scones e bolos frescos no novo café das Avenidas Novas
Viriatos, cupcakes e outros doces para descobrir (e provar) em Viseu




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend