Crítica de Fernando Melo: Sanleti Tapas e Vinhos, em Estômbar

Restaurante Sanleti Tapas e Vinhos, em Estômbar. (Fotografia: DR)
Fica entre Portimão e Lagoa esta pérola por que passamos daqui para ali e que dá pelo nome de Sanleti Tapas e Vinhos. Culinária algarvia e não só, grande oferta de vinhos, harmonizações brilhantes. Rui Silva, empresário de muitos saberes, criou aqui um destino especial que urge conhecer.

Rui Silva, 39 anos, nasceu aqui mesmo, no bonito povoado de Mexilhoeira da Carregação, formou-se em mesa e bar na Escola de Hotelaria de Portimão aos 26 anos e toda a sua vida profissional se pautou por aprendizagens e experiências diversas, em hotelaria e restauração. O Coconuts na Praia da Rocha e o hotel Meridien da Penina foram as primeiras plataformas de uma carreira que chegou ao Porto – Pestana Porto Hotel & Spa -, terra natal de Sara Silva, com quem casou. Da concatenação dos nomes dos dois filhos do casal, Santiago e Letícia, nasceu o nome desta casa onde nos encontramos: Sanleti.

Isabel Lourenço, algarvia de Lagoa, é a oficiante cozinheira desde o primeiro dia e Rosário Silva, mãe de Rui, secunda Isabel ao jantar, reforçando a equipa. O conceito e orientação culinária são da batuta exclusiva de Rui Silva, numa oferta brilhante de petiscos e pratos. A experiência adquirida em postos de responsabilidade de food & beverage deram-lhe traquejo e autonomia suficientes. A orientação para os vinhos é outro ponto a favor do Sanleti, soluções inovadoras não faltam, está aqui a plataforma ideal para conhecer os vinhos do Algarve, seguramente os menos visitados do país vinícola.

Olho para a ementa e vendo que está bem organizada procuro os pratos principais primeiro e dou com a maravilhosa e oportuna evocação do barrocal algarvio, na secção Mar e Serra e fixo-me em três dos seis disponíveis. Tentáculos de polvo à lagareiro (14 euros), suculentos e tenros mas a dar-se à mastigação, como deve ser, e vêm servidos com puré de batata-doce e um molho feliz; bacalhau à Brás (11,50 euros), cremoso e moderno, talvez o nome até pudesse mudar para o Brás do Sanleti já que é mais o que o mestre Rui Silva criou que aquilo que a história do prato fixou; massada de corvina com camarão (12 euros), canónica e sápida, a apetecer pedir logo mais uma dose; e bochechas de porco estufadas em vinho tinto (12 euros), gulosas, quase de comer à colher e muito amigas do vinho.

Mas antes desta derradeira zona, há o bosque das tapas para explorar. Das tapas do mar elejo a francesinha do mar (5 euros), composição atrevida mas conseguida, composta por camarão, mexilhão, sardinha, paio e molho de marisco, e a fabulosa tapa de biqueirão marinado (5 euros), espécie de bruschetta de pão de alfarroba tão simples quando saborosa. Das tapas da terra, escolho a brilhante tapa mediterrânea (5,50 euros), hummus – feito com grão de bico – com caril, burrata e presunto. E tudo o que foi provado e aprovado representa apenas cerca de 20% da oferta. Grande descoberta esta, para registar com destaque no gps e voltar muitas vezes.

A refeição ideal
Sopa de peixe da avó (3 euros)
Tábua de presunto (6 euros)
Muxama de atum (7 euros)
Camarão frito com molho picante (8 euros)
Tostinha de morcela fumada (5,50 euros)
Massada de corvina com camarão (12 euros)
Tarte de alfarroba e lima (3 euros)

Sanleti Tapas e Vinhos
Rua de Santo António, 1
Estômbar
Tel. 963405776
Ds 12h às 14h30 e das 18h30 às 20h. Fecha domingo e ao almoço de sábado.
Preço médio: 15 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend