Crítica de Fernando Melo: Restaurante Bem-Haja, em Nelas

Restaurante Bem-Haja (Fotografia: DR)
É um dos raros estabelecimentos que mudou de mãos sem período de transição nem qualquer interrupção. Duas empresárias de bom talante, ambas de nome Isabel e ambas de Nelas, passaram entre si tranquilamente o mais eminente restaurante da região, o Bem-Haja.

Isabel Raposo mudou-se para Lisboa com o seu restaurante, pratos e forma única de receber, no Bem-Haja Lisboa. Isabel Pires Paula, com um larga experiência na hotelaria, abraçou o projeto Bem-Haja Nelas, com tal verve que se diria ter sido sempre seu. Quando nasceu, já o Hotel Pantanha em Caldas da Felgueira, junto às termas, era uma instituição. Fundaram-no os seus avôs paternos há 70 anos, criando a veia hoteleira que hoje tem braço forte no Bem-Haja, em Nelas.

Isabel casou com Francisco Paula, também ele detentor de legado epicurista, pelo azeite Mondegão, que toda a região conhece e usa e que tem superlativa aceitação no Brasil; a atividade e a marca vêm do tempo do seu avô, mais de 50 anos de história. São seus também os supermercados Mathias, em Resende e Nelas, com atividade em todas as frentes de fornecimento. A compra do Bem-Haja representa por isso um passo lógico, o casal opera sinergias inéditas e criou um efeito de dínamo integrador de todos os negócios.

Na cozinha do Bem-Haja oficia a chef Isabel Costa, conhecedora profunda da cozinha beirã e do receituário tradicional, a sala é chefiada pela experiente Cláudia Morais, imprimindo uma coreografia de grande efeito, a todos atendendo com notável familiaridade. Começa por vir o que ali se chama bucha do pastor (4 euros), pães de centeio e trigo e broa de milho, azeite Mondegão, azeitonas e figos secos. Dá pelo menos para acalmar o estômago. Entre as muitas delícias entradeiras são imperdíveis os pastéis de massa tenra (4 euros) e o carpaccio de bacalhau (3 euros). A alheira de caça (7 euros) é deliciosa. Nos peixes, o polvo deixa memória indelével, seja na variante filetes com migas (20 euros) ou na inefável declinação à lagareiro (20 euros). Incrível a massada de peixe (14 euros) pela evocação marítima e pela clareza de sabores. Gosta-se inevitavelmente muito do bacalhau com queijo Serra da Estrela (18,00 euros), prato de sempre desta casa.

Nas carnes há sempre entrecosto com arroz de carqueja (12 euros) – o melhor arroz de Portugal, digo eu – e vitela no tachinho (12 euros), autêntica guloseima. Grande posta da vazia à Bem Haja (18 euros), qualidade irrepreensível. Como se termina? Docemente, claro. Buffet de sobremesas (5 euros) de antologia. Um grande bem-haja ao Bem–Haja!

 

A refeição ideal
Pastéis de massa tenra (4 euros)
Pastéis de bacalhau (3 euros)
Alheira de caça (7 euros)
Massada de peixe (14 euros)
Rojões à moda da Beira Alta (12 euros)
Buffet de sobremesas (5 euros)

 

Bem-Haja
Rua da Restauração, 5, Nelas
Tel: 232944025
Das 12h às 15h e das 19h às 22h30. Fecha segunda e domingo ao almoço.
Preço médio: 32 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend