“Comtradição”, o novo livro de Henrique Sá Pessoa e a receita de bacalhau à brás

Henrique Sá Pessoa reúne em livro as 60 receitas de comida tradicional portuguesa com o seu toque pessoal, que apresentou no canal 24Kitchen.

O chef Henrique Sá Pessoa, já bem habituado a publicar livros de receitas, volta a assinar mais um lançamento, desta vez em forma de viagem petisqueira por todas as regiões do país. Neste “Comtradição”, que salta do ecrã do programa do canal 24Kitchen para as páginas da edição da Casa das Letras, o conhecido – e muito televisivo chef do restaurante Alma – partilha 60 receitas de pratos tradicionais do Minho até aos Açores.

Da torta de Viana ao pudim Abade de Priscos, do Minho à tigelada da Beira Baixa e ao pudim das Clarissas de Coimbra, há mãos cheias de doces. Tal como de petiscos para comer à mão – como a bola de presunto de Viseu e os peixinhos da horta de Lisboa – e ainda muitas páginas de comidas substanciais, muito ligadas aos territórios: cabrito, rojões, açorda, arrozes, ensopados, sopas e caldos, e bacalhau q.b..

Todos estes são pratos clássicos, mas as receitas têm a mão do autor do livro, conforme explica o chef Sá Pessoa na introdução, indicando ter-se inspirado na cozinha tradicional portuguesa, que muito o influenciou, dando-lhe um “toque pessoal”. “Leve, descomplicado, acessível e, acima de tudo, de fácil execução, foi assim que pensei nestes remakes dos nossos clássicos”, sublinha o autor. O livro nasceu a partir da primeira temporada do programa televisivo com o mesmo nome e que o canal considerou um êxito na sua grelha.

No livro, encontram-se três receitas por cada distrito do país (com fotografia de Sílvia Martinez), com algumas particularidades. Uma delas é encontrar, no fundo de cada página, um QR Code, que permite fazer ligação direta ao YouTube para assistir ao vídeo com a receita executada pelo chef, no 24Kitchen. Cada receita tem ainda um texto inicial onde se apresentam algumas curiosidades, nomeadamente a origem do prato.

Pode ficar a saber, por exemplo, que o ensopado de borrego tem (provavelmente) origem árabe e que a sericaia terá chegado até nós a partir do Oriente.

A RECEITA DE BACALHAU À BRÁS

INGREDIENTES:

1 lombo de bacalhau
200 g de batata
4 ovos
2 gemas
200 g de cebola
3 dentes de alho
3 folhas de louro
40 ml de azeite
Azeitona preta q.b.
Tomilho q.b.
Salsa q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

PREPARAÇÃO:

Cortar a batata muito fininha, e depois em juliana e colocá-la em água e gelo, para retirar o amido. Antes de fritar, secar bem a batata. Num tacho, colocar o bacalhau a confitar no azeite com 2 dentes de alho esmagados, uma folha de louro e tomilho. Quando o azeite aquecer (65 °C), desligar e deixar cozinhar durante 10 minutos. No mesmo azeite a 65 °C, colocar as gemas de 2 ovos a cozinhar durante 6 a 8 minutos. Refogar a cebola e o alho laminado em azeite, durante 10 minutos, com uma folha de louro. Lascar o bacalhau e picar a salsa e as azeitonas grosseiramente. Juntar o bacalhau ao refogado, e aquecer ligeiramente. Posteriormente, colocar metade da batata, adicionar metade dos dois ovos batidos e envolver em lume baixo. Juntar a restante batata e ovos e envolver novamente. Temperar com sal e pimenta. Salpicar com salsa picada. Num prato, colocar o preparado com a gema de ovo por cima, as azeitonas e a salsa.

“Comtradição”, de Henrique Sá Pessoa
Casa das Letras
175 páginas
PVP: 24,90 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend