Comida vegan com sabor tradicional e em conta, no portuense Lupin Snack-Bar

Os sabores tradicionais portugueses são recriados em versão vegan. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
O antigo restaurante Lupin abriu como snack-bar, no Centro Comercial de Cedofeita, no Porto, com saborosos pratos vegan, inspirados do receituário português. Uma tasca tradicional onde vegetarianos encontram menus a preços acessíveis.

Tudo aquilo que sai das mãos de Jerónimo Pinto de Abreu, no Lupin Snack-Bar, sabe e cheira a cozinha tradicional portuguesa – o caldo verde, as moelas, as bifanas, a francesinha, os pastéis de nata. Há apenas um detalhe que distingue estes pratos: dispensam produtos ou subprodutos de origem animal. O conseguir trazer sabores familiares a receitas de base vegetal deve-se, em parte, ao percurso de Jerónimo, formado em França, e às aprendizagens que foi tendo nos restaurantes por onde passou, vários deles de fine dining.

Em 2015, Jerónimo e Andreia Santos, sua companheira de vida e de trabalho, abriram o Lupin, no Campo Alegre, um restaurante de cozinha de topo a preço acessível, que acabou por fechar em 2019. Pelo caminho, o casal esteve uma temporada na Dinamarca “para partilhar e aprender coisas novas”, e o cozinheiro ainda fez uma breve incursão à Enoteca 16.56, em Gaia. Durante a pandemia, passada em casa, cozinharam para fora, até se lançarem nesta nova aventura, de fazer chegar comida vegan portuguesa a todos os bolsos.

Andreia acredita que “faltava uma tasca, faltava um sítio com comida vegan a saber a Porto”. Curiosamente, foi precisamente o espaço – um antigo café no Centro Comercial de Cedofeita -, que ditou aquilo em que o Lupin se haveria de tornar. “O Jerónimo é baterista e ensaiava na loja ao lado, e um dia reparou que este espaço estava disponível”, conta. Em pouco tempo instalaram-se e abriram portas em novembro passado, com petiscos e pratos do dia que remetem para “os sabores de antigamente”, e que pretendem satisfazer veganos e não veganos, portugueses e estrangeiros. Tarefa que está a ser cumprida com sucesso, a julgar pelos almoços e pelos fins de semana, em que a casa costuma encher.

Todos os dias, há um prato a 5 euros, que pode ser o Zé do Pipo, preparado com tofu, os rojões à portuguesa, o strogonoff, o arroz do mar, a jardineira ou o apaladado assado de inverno, com seitan e legumes, servido ao sábado. Seja qual for a escolha, está garantida uma experiência memorável de sabores e de texturas, com legumes, vegetais e proteínas, como tofu e seitan cozinhadas no ponto. Ali não se poupa em condimentos, especiarias ou ervas aromáticas para devolver memórias a pratos retemperadores sem carne, nem peixe.

O mesmo cuidado aplica-se às sobremesas, que em nada devem às receitas com ovos e laticínios. Há sempre um bolo do dia, mas destaca-se a mousse de chocolate, feita apenas com dois ingredientes, e as natas, de massa estaladiça e interior cremoso, quase sempre esgotadas. Mais uma prova que a comida vegan, além de saborosa, também pode ser acessível.

(Fotografia: Igor Martins/GI)

O menu

Menu do dia: 5 euros

Especialidades: feijoada; rojões à portuguesa, strogonoff, Espiritual de Tofu; Zé do Pipo, assados variados

Sobremesas: pastéis de nata, mousse de chocolate, crumbles, bolos secos

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Centro Comercial de Cedofeita, Loja 24, Rua de Cedofeita, 451, Porto
Telefone
913894248
Horário
De terça a sexta, das 12h às 19h. Sábado, a partir das 13h. Encerra domingo e segunda.
Custo
(€) Menu do dia: 5 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend