Comer em conta: grelhados na hora e em conta no Dorna Velha, em Gaia

Dorna Velha, Gaia. (Fotografia de Leonel de Castro/GI)
Escolha é algo que não falta no restaurante Dorna Velha, especializado em grelhados, que de segunda a sexta apresenta até oito pratos do dia, integrados num menu com o valor de 10 euros.

É possível que o nome Dorna Velha soe familiar a alguns. Afinal, a designação surgiu em 1991, quando Manuel Vieira abriu um pequeno e familiar restaurante perto da Caetano Baviera, em Vila Nova de Gaia, o qual viria a fechar em 2019. Em 2011, Serafim Vieira Dantas Lima, seu irmão, abriu um segundo espaço, com o mesmo nome, em Santa Marinha, perto do Gaiashopping, para complementar o primeiro, com opções como prato do dia, take-away e churrasco, e duas salas para 70 pessoas, que permitem receber eventos.

Serafim é um autodidata, tendo aprendido praticamente tudo o que sabe nos cerca de 12 anos que esteve no grupo Mauritânia. Pôs o conhecimento em prática em restaurantes que teve em Alfena e no Porto, mas atualmente deixa as lides da cozinha para Domingos Roxo, que ali no segundo Dorna Velha confeciona numerosos pratos do dia. De segunda a sexta, ao almoço, há entre seis a oito propostas, integradas num menu executivo no valor de 10 euros, que inclui sopa, prato, bebida – sendo possível optar por água, refrigerante, vinho ou sangria – e café.

A segunda morada deste restaurante abriu há 12 anos. (Fotografias de Leonel de Castro/GI)

Mediante o dia em que se visite o restaurante, poderá encontrar-se na carta panados, carne à alentejana, bifes com cogumelos, rancho, massa à lavrador, todo o tipo de feijoadas, robalo ou dourada grelhada, e filetes de pescada. Também as sopas vão variando, podendo haver caldo verde, canja, cremes de legumes e de cenoura, sopa de nabiças, de grelos ou de alho-francês. No entanto, há algumas receitas que têm dias marcados, é o caso do arroz de pato, à quarta, sábado e domingo; das tripas, à quinta, sábado; e dos rojões, à quarta, sexta, sábado e domingo. Ao fim de semana, “há basicamente tudo”, incluindo vitela assada e cabrito “temperado à moda antiga”, anuncia Serafim.

Para além das propostas diárias, há toda uma carta de cozinha tradicional portuguesa – com algumas incursões na gastronomia brasileira – onde constam especialidades como bacalhau de várias maneiras, filetes de polvo, picanha na pedra e a tábua Dorna Velha, que vai recheada com vitela, alcatra de vitela, picanha, costelinhas, frango, entrecosto, febras, arroz, batata e feijão prato. A quantidade é tão generosa que uma dose dá para cinco pessoas, garante Serafim. Se no fim ainda houver espaço, sugere-se experimentar o doce da casa. Uma taça destinada aos mais gulosos, que junta camadas intercaladas de leite condensado, mousse de chocolate e bolachas embebidas em café.

Grelhados e outros pratos da cozinha tradicional portuguesa fazem parte da carta.


Menu do dia:

10 euros (Inclui pão, sopa, prato, bebida e café)
Especialidades: carnes e peixes grelhados, bacalhau de diversas maneiras, tripas, rojões, cabrito, vitela
Sobremesas: doce da casa, mousse de chocolate, baba de camelo, pudins

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua José Domingos Gonçalves Oliveira, 48
Telefone
223 753 923
Horário
Das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h. Não encerra


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend