Comer à grande e à espanhola em Lisboa? Por supuesto, tío

12 de outubro de 1492: Cristóvão Colombo, que até poderá ser português, chega à América, apesar do seu GPS interno lhe garantir que está na Índia. Passados 525 anos, a data continua a celebrar-se em Espanha, na América Latina e - porque não? - em Lisboa.

A descoberta da América pelo genovês mais português de todos os tempos serve de pretexto para assinalar anualmente a 12 de outubro o Dia Nacional de Espanha. E se é verdade que soa quase irónico falar de um Dia Nacional de Espanha neste momento conturbado pós-referendo na Catalunha, não é menos verdade que esse dia pode também ele ser entendido apenas como um pretexto.

Neste caso, um pretexto para descobrir alguns dos restaurantes de Lisboa e arredores que melhor fazem jus à gastronomia do país vizinho. Assim, enquanto nuestros hermanos resolvem as suas quezílias políticas e ambições separatistas, deste lado da fronteira, a 226 quilómetros de Badajoz, a 625 de Madrid e a 1247 de Barcelona, eis-nos comendo em sua honra. Uma tapa aqui, um chuletón acolá. Buen provecho.

 

Leia também:

7 quiosques em Lisboa para aproveitar o calor
12 roteiros essenciais para descobrir o Algarve e Alentejo