Chef em casa: Hugo Nascimento ensina a fazer massa mãe e pão de alfarroba

Pão de alfarroba (Foto: DR)
O chef Hugo Nascimento, que abriu há poucos meses o seu primeiro restaurante em nome próprio (o Naperon, em Odeceixe), ensina como se pode fazer fermento natural em casa, com ingredientes tão comuns como maçã e mel. E sugere que se faça um pão de alfarroba com essa massa mãe.

Fermento natural/Massa mãe

Ingredientes

1 lt de água
1 c sopa mel ( biológico de preferência)
2 maçãs (biológicas de preferência)

Preparação

Cortar as maçãs (previamente lavadas em água corrente) em quartos. Misturar o mel e a água. Colocar a maçã cortada num frasco e cobrir com a mistura de água e mel. As maçãs deverão estar completamente submersas para que não se criem bolores. Para prevenir isso, pode-se colocar um saco de água sobre as maçãs. Tapar o frasco e deixar durante 6/7 dias e deixar a fermentar, até que surja uma espuma na água. Coar essa água e misturar em partes iguais com farinha de trigo, preferencialmente integral. “Alimentar” a massa mãe 2 vezes por dia. Para isso, misturar uma parte de massa mãe com uma parte de água e outra de farinha de trigo.

(Foto: DR)

Pão de alfarroba

Ingredientes

500 gr de farinha de trigo t80
50 gr de farinha de alfarroba
100 gr de massa mãe
300 gr de água
10 gr sal marinho tradicional

Preparação

Amassar todos os ingredientes e colocar num recipiente untado com óleo. Tapar e reservar no frio de um dia para o outro. No dia seguinte, retirar do frio e deixar levedar à temperatura ambiente durante 6 horas ou até que dobre o seu tamanho. Moldar a massa em superfície enfarinhada, polvilhar com farinha , fazer um corte superficial e levar a cozer sobre papel vegetal em forno aquecido a 200ºC durante aproximadamente 1 hora. O forno não deverá ter a ventilação ligada e para obtermos vapor, essencial na cozedura do pão. Podemos colocar uma taça de metal ou um pirex com um pouco de água no forno ao lado do pão ou por baixo do tabuleiro onde o mesmo irá cozer.

O COZINHEIRO

Hugo Nascimento (Foto: DR)

Hugo Nascimento apresenta-se como “aprendiz de cozinheiro desde 1976”, querendo dizer que a cozinha é a sua paixão desde que nasceu, alimentada pelo convívio com os avós, entre petiscos e “histórias do rio, da terra e do pasto”. Estudou arquitetura, mas essa paixão pela cozinha ditou-lhe o caminho. Começou a trabalhar com o chef Vítor Sobral em 1996, primeiro no Café Café, depois no restaurante Terreiro do Paço, já como chef de cozinha, e depois nos restaurantes Tasca e Peixaria da Esquina. Além de chef de cozinha, é consultor gastronómico, food stylist, formador e conferencista, com participações culinárias em eventos de vários países. Recentemente, porém, os anos de férias em Odeceixe e o apelo das suas memórias de vida simples (aquelas que mais o inspiram a criar na cozinha) levaram-no a mudar-se com a mulher Joana e os dois filhos para aquela vila na dobra entre o Alentejo e o Algarve. E lá abriu o seu restaurante Naperon, um projeto de cozinha a solo (e de vida), inserido no projeto de turismo de aldeia Casas do Moinho. Pode segui-lo no Instagram e no Facebook.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend