Há cabrito tradicional e vista panorâmica na Adega dos Apalaches, em Oleiros

Adega dos Apalaches (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
É na aldeia de Roqueiro que uma tradição antiga se serve à mesa. Cabrito estonado é a especialidade da Adega dos Apalaches.

Enquadrada em espaço rural, a Adega dos Apalaches serve comida regional confeccionada em ferro e fogo a lenha. E a especialidade, que é uma tradição de Oleiros com centenas de anos, ganhou nova vida às mesas do restaurante. O cabrito estonado, explica Conceição Rocha, que abriu o restaurante em 2016, é uma forma diferente de confeccionar o animal. Este “não é esfolado, apenas o pelo é retirado, mantendo-se a pele”. Depois, é assado em forno de lenha.

Adega dos Apalaches (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

 

Pensa-se que a receita de cabrito estonado de Oleiros já exista pelo menos desde o século XVII. Isto porque o padre jesuíta oleirense António Andrade viajou, em 1624, pelo Tibete e relatou que lá não se esfolavam as cabras. Estas eram confeccioanadas com a pele chamuscada, “tal como se fazia em Oleiros”, relata.

Mas este prato era apenas feito em ocasiões festivas e nas casas abastadas. Nos anos 1970, aparecem as primeiras referências ao prato em livros de receitas, como no “Cozinha Tradicional Portuguesa”, de Maria de Lurdes Modesto.

 

Conceição Rocha, cujas origens são oleirenses, quis que a tradição se mantivesse viva e fosse acessível a todos. Por isso, adquiriu uma antiga casa de xisto na aldeia de Roqueiro e renovou-a para instalar o restaurante. Além do cabrito estonado, a Adega serve outros petiscos tradicionais e regionais da Beira Baixa. Ao almoço há menu do dia composto por sopa em panela de ferro, pão em forno de lenha e pratos que vão variando, desde arroz de pato, bacalhau à lagareiro, vitela assada, entre outros. O menu do cabrito estonado está sempre disponível ao almoço, tal como o menu de maranhos de Oleiros. Sextas e sábados ao jantar há também rodízio de petiscos.

Marcar para comer
É necessário reservar com antecedência pois a procura é muita e o restaurante não garante lugar sem reserva. Entre segunda e quarta feira o restaurante está fechado, excepto para marcações de grupos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend