Bollywood: Comer como nas ruas da Índia, no Porto

O Bollywood abriu em novembro, dedicado à comida de rua indiana. Tanto se pode ficar entre as suas paredes, decoradas com imagens de atores de cinema, como pegar num snack e seguir caminho.

Não é ficção: há um novo restaurante dedicado à comida de rua indiana, no Porto, chamado Bollywood. A indústria de cinema de língua hindi dá-lhe o nome e inspira a decoração, que inclui cartazes de filmes de outras épocas e fotografias de atrizes e atores emolduradas. A banda sonora também é fiel à temática, neste espaço colorido, que tem apenas vinte lugares, alguns deles ao balcão, virado para a cozinha. Os snacks indianos estão sempre a sair, ali como nas ruas da Índia, assegura o responsável pelo espaço, Atul Parbudas.

Atul nasceu em Moçambique, filho de pais indianos, de Diu. Chegou a viver na Índia, mas cedo veio para Portugal, onde teve diferentes experiências na restauração, inclusive, com a avó; e, algures no caminho, foi para Inglaterra profissionalizar-se como chef de cozinha indiana. Mantém, há cinco anos, outro restaurante indiano no Porto, o Portugandhi. E, em novembro, abriu o Bollywood, que se caracteriza pelo ambiente despreocupado: «Aqui pode comer um hambúrguer ou estar ao balcão a beber uns finos. Também dá para pegar e andar».

Entre as propostas (algumas, vegetarianas) contam-se pani puri, uns pequenos pães fritos, recheados com batata, grão-de-bico, iogurte e coentros frescos, e acompanhados por água de hortelã com menta e tamarindo; biryani pot de frango, uma espécie de arroz de forno, mas com especiarias; ou massala dosa, um crepe de arroz e lentilhas com recheio de legumes e chutney de coco que, garante Atul, «aqui, mais ninguém faz». Para acompanhar, há lassi, um batido de iogurte que pode ser doce ou salgado, este último com sal dos Himalaias. E que prossiga a viagem.

Sobremesa refrescante

O calor da Índia explica o recurso a comida refrescante, como a sobremesa «mango monster», que leva gelado e polpa de manga, manga fresca, chantili e cardamomo.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Mendi: a cozinha indiana mais antiga do Porto
6 rosés para beber com comida chinesa, indiana e tailandesa
Provar comida do mundo em 12 restaurantes do Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend