Bola Falafel: a comida kosher israelita à prova no Porto

Pai e filho trouxeram os sabores israelitas – e a comida kosher – para a Avenida da Boavista.

Quando Nativ, israelita de 22 anos, terminou uma viagem de meio ano pela América do Sul e voltou a casa, sentiu que ainda era cedo para terminar a aventura. Depois de convencer o pai, Shlomo, decidiram rumar a Portugal e acabaram por se estabelecer no Porto, onde rapidamente criaram laços com a comunidade judaica.

Quando se aperceberam da parca oferta de restaurantes com opções kosher – alimentos permitidos pela religião judaica – entenderam que era a altura ideal para realizaram um sonho antigo, ter um restaurante. Abriram, então, «o primeiro restaurante totalmente kosher em Portugal», afiança Nativ, onde até o vinho é apto para judeus.

Todos os dias, Shlomo, que trabalhou como chef no exército durante trinta anos, confeciona especialidades israelitas como hummus (pasta de grão-de-bico e especiarias), falafel (bolas fritas de grão-de-bico), shakshuka (prato à base de tomate, vegetais e ovo), pão pita, couve-flor frita e bolas de peixe, usando alguns ingredientes que vêm mesmo de Israel, caso da paprica e da pimenta.

A decoração é modesta e o atendimento simpático, proporcionando uma viagem gastronómica rápida e sem sobressaltos até ao Médio Oriente.

Bola Falafel
Morada: Avenida da Boavista, 719, Porto (Boavista)
Tel.: 226000289
Horário: Das 10h00 às 22h00; sexta, até às 16h00. Encerra ao sábado.
Preço médio: 15 euros



CONTEÚDO PATROCINADO