Bola Falafel: a comida kosher israelita à prova no Porto

Pai e filho trouxeram os sabores do Médio Oriente – em versão kosher – para a Avenida da Boavista.

Quando Nativ, israelita de 22 anos, terminou uma viagem de meio ano pela América do Sul e voltou a casa, sentiu que ainda era cedo para terminar a aventura. Depois de convencer o pai, Shlomo, decidiram rumar a Portugal e acabaram por se estabelecer no Porto, onde rapidamente criaram laços com a comunidade judaica.

Quando se aperceberam da parca oferta de restaurantes com opções kosher – alimentos permitidos pela religião judaica – entenderam que era a altura ideal para realizaram um sonho antigo, ter um restaurante. Abriram, então, «o primeiro restaurante totalmente kosher em Portugal», afiança Nativ, onde até o vinho é apto para judeus.

Todos os dias, Shlomo, que trabalhou como chef no exército durante trinta anos, confeciona especialidades como hummus (pasta de grão-de-bico e especiarias), falafel (bolas fritas de grão-de-bico), shakshuka (prato à base de tomate, vegetais e ovo), pão pita, couve-flor frita e bolas de peixe, usando alguns ingredientes que vêm mesmo de Israel, caso da paprica e da pimenta.

A decoração é modesta e o atendimento simpático, proporcionando uma viagem gastronómica rápida e sem sobressaltos até ao Médio Oriente.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend