Bacalhau à lareira num restaurante em Tondela

Restaurante 3 Pipos, em Tondela, Viseu. (Fotografia de Fernando Marques)
Cheira a lareira acesa em toda a parte, fora e dentro de casa, faça chuva ou sol, inverno ou verão. Talvez seja do rigor térmico do granito das paredes que chama o conforto e invoca a lazeira, ou talvez seja das brasas oficiantes em diferentes pontos da casa.

Se há restaurante de inverno, por isso mesmo, é este. O frio do Dão é o frio mais frio de Portugal, facto indiscutível, mas no 3 Pipos, adega em Tondela convertida em restaurante, tudo ajuda a aquecer. E facilmente nos entregamos à tarefa vagarosa de uma refeição. Maria de Jesus Miranda – Ju – é a alma da casa, aprendeu tudo com a sua mãe e em 1992 abriu com o marido António o 3 Pipos e desde o início que é um clássico da cozinha da Beira Alta, como se sempre tivesse ali existido. O bacalhau tem representação singela mas marcante.

Pataniscas crocantes e fininhas, a obrigar ao sempre útil exercício da diferença entre fofos e pataniscas, massas preparadas de forma diferente e nestas últimas é determinante a crocância e que estejam praticamente livres de gordura da fritura. Parece simples, mas é um dos mais difíceis exercícios em todo o universo bacalhoeiro. É sempre delicado afirmar que são as melhores do país, mas a verdade é que provamos em várias casas e melhores que estas é muito raro.

Virtude da chef Ju, como em tantas outras especialidades da carta. O aprumo culinário é tal neste caso que a evocação da arte japonesa da fritura é inevitável. Impecável também a cebola utilizada, de semente portuguesa e que como tal desaparece para que apenas o frito em si brilhe. Infelizmente, é etapa tão vezeira nos restaurantes que acaba por se abdicar da exigência quanto ao perfil. Irrepreensível aqui também é a posta de bacalhau à lagareiro, desarmante perante demais oferta, a lasca sempre detalhada, bastando uma muito ligeira pressão para a desmontagem da peça se dar no nosso prato.

A assessoria das batatas a murro é notável, fazendo este prato brilhar até nesse capítulo. Saímos sempre com a impressão da lareira acesa e se no dia seguinte ao acordar a impressão se mantiver, não se assuste; é mesmo assim.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Santo Amaro, 966, Tonda (Tondela)
Telefone
232816851
Horário
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h00. Encerra domingo ao jantar e à segunda.
Custo
(€€) 22 euros


GPS
Latitude : 40.4971887
Longitude : -8.071788200000015




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend