A suave massa de Roma no Mille, em V. N. de Gaia

A pinsa stracciatella é uma das referências da carta do Mille. (Fotografia de Artur Machado/GI)
A primeira coisa que se descobre na Mille Pinsa Romana é que o produto que chega à mesa - e que parece piza - não é piza. “É pinsa romana” esclarece o romano David Mille.

Chef da “verdadeira cozinha italiana” há 26 anos, trabalhou em Londres, Madrid, Nova Iorque e Munique, e assentou em Portugal três anos. “Como não existia uma pinseria romana na zona do Porto, pensei abrir uma”, recorda. Alugou um espaço em General Torres, V. N. Gaia, onde antes funcionava em cabeleireiro e pôs as mãos na massa. Passadas duas semanas, veio a covid 19. Mas David acabou por abrir em abril de 2020, com serviço de takeaway.

David Mille explica as diferenças. Enquanto a massa da piza é feita com farinha de trigo, fermento e água, a da pinsa “é uma mistura de três farinhas: arroz, soja e trigo. Não se utiliza fermento e fica 72 horas a levedar”. O resultado é uma massa crocante e leve. E não é redonda. “Pinsere, em latim, quer dizer esticar, por isso ela é mais oval. Esta é uma receita antiga que recentemente foi recuperada e agora é famosa em todo o mundo”.

David Mille, chef italiano, de Roma, levou para o centro de Gaia as suas “pinsas”. (Fotografia de Artur Machado/GI)

As opções de recheio não são muito diferentes das pizas. David, quando possível, utiliza ingredientes de origem italiana, como o molho de tomate, misturado com orégãos e manjericão e posto na massa sem ser cozinhado previamente. Ao almoço há sempre uma pinsa do dia diferente. Em novembro de 2021 chegou ao Porto, abrindo uma pinsaria e trattoria perto de São Bento.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Av. da República 456, Vila Nova de Gaia
Telefone
221103795
Horário
Das 12h30 às 14h30 e das 18h30 às 23h. Domingo só jantar. Encerra à segunda.
Custo
() Preço médio: 15 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend