A receita do crème brulée afrodisíaco do chef Tiago Bonito [Michelin]

A receita do crème brulée afrodisíaco do chef Tiago Bonito [Michelin]
Crème brulée de Tiago Bonito.
Um crème brulée com chocolate, canela e gengibre, ingredientes afrodisíacos, é a sugestão do chef Tiago Bonito, do restaurante Largo do Paço (Amarante, detentor de uma estrela Michelin) para o final doce de uma refeição no Dia dos Namorados.

Com o Dia dos Namorados à porta, assinalado no próximo domingo, o chef Tiago Bonito partilha a receita de uma sobremesa com ingredientes afrodisíacos, pensada para a data. Trata-se de um crème brulée com chocolate, canela e gengibre, que qualquer um pode replicar em casa.

Tiago Bonito é o responsável pela alta cozinha do Largo do Paço, situado na Casa da Calçada Relais & Châteaux, em Amarante. O restaurante, que se encontra encerrado temporariamente, conquistou a sua primeira estrela Michelin em 2004, uma distinção que tem conseguido manter até à mais recente edição do prestigiado guia vermelho.

Crème brulée de Tiago Bonito. (Fotografia: DR)

 

Crème Brulée de chocolate, canela e gengibre

Ingredientes para 4 pessoas

Creme brulée:
350ml nata
6 gemas
100g açúcar
1 folha de gelatina
80g chocolate negro 55%
1 pau de canela
q.b açúcar mascavado

Creme gengibre:
2 ovos
75g sumo lima
75g açúcar
10g gengibre fresco ralado
10g maisena
50g manteiga
q.b flor de sal

Crumble de canela:
100g farinha
65g manteiga
50g açúcar
q.b canela em pó

Empratamento
Framboesas frescas
Algodão doce
Gelado de avelã
Hortelã

Preparação:
Colocar a nata a ferver com o pau de canela e deixar em infusão durante 1 a 2 horas. Ligar a o forno a 140oC e colocar um tabuleiro com água quente. Colocar a folha de gelatina em água gelada e escorrer bem da água. Ferver novamente as natas com açúcar. Numa taça, colocar o chocolate partido em pedaços pequenos e juntar a nata a ferver, as gemas e por fim a gelatina. Passar o preparado pelo passador e encher uma forma retangular previamente forrada com película aderente e levar a cozer a banho maria 40 minutos. Retirar do forno, deixar 30 minutos à temperatura ambiente e levar ao frigorífico 3 a 4 horas.

Para o crumble, misturar os ingredientes todos na batedeira (dica: pode ser na Bimby ou trituradora) e levar ao forno a 180oC mexendo 3 a 4 vezes para envolver a bolacha até ficar com uma cor dourada e homogénea. Para o creme de gengibre, juntar numa taça os ovos, açúcar, gengibre ralado, maisena, sumo de lima e mexer bem. Colocar num tacho e levar a cozer ao lume, e assim que estiver cozido, retirar o creme e passar por um passador o creme e adicionar por fim a manteiga ainda com o creme quente e levar ao frio. Cortar o crème brulée em retângulos, polvilhar com açúcar mascavado e queimar com a ajuda de um maçarico.

Para o empratamento, colocar o crème brulée no centro do prato, alguns pontos do creme de gengibre à volta, o crumble numa das pontas e a bola de gelado em cima do crumble. Por fim decorar com framboesa, hortelã fresca e algodão doce (facultativo).

Chef Tiago Bonito (Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend