A melhor piza napolitana do país mora em Coimbra

A 4.ª edição do Campeonato Português de Pizza juntou 70 pizzaiolos de todo país que competiram em quatro categorias. A melhor piza napolitana é feita por um português e prova-se em Coimbra.

Dos 70 pizzaiolos que desceram até à ribeira de Vila Nova de Gaia para competir na quarta edição do Campeonato Português de Pizza, só quatro levaram troféus para casa. O evento que vai já no seu quarto ano é promovido, sem surpresa, por italianos. Porém, os pizzaiolos em concurso são quase todos eles portugueses. E foi precisamente um português de Coimbra que conquistou a categoria máxima do concurso, o Troféu Caputo, entregue à melhor piza napolitana apresentada ao júri.

A piza napolitana de João Paulo Antunes, da pizaria Mia Bella, satisfez os membros do júri, composto por chefs reconhecidos como José Cordeiro ou Carmine Basile. Na categoria de Piza Clássica, o primeiro prémio foi entregue a Agostinho Pereira, da Pizzeria Ponto Pizza, em Santo Tirso. Menos focada no sabor e mais na estética, a categoria de Piza Arte foi dominada pelo pizzaiolo Jorge Manuel, da Trattoria Casa Di Mamma, em Valença. Por fim, avaliaram-se os dotes acrobáticos dos pizzaiolos no manuseamento da massa, onde se destacou Pedro Almeida, da Pizzaria S. Martino, no Porto.

 

A quarta edição do Campeonato Português de Pizza juntou 70 pizzaiolos em Vila Nova de Gaia (Fotografia de Global Imagens) )

À frente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo, Michele Mezzero é um dos representantes da família italiana que se mudou para Portugal em 2004 e que, desde então, tem espalhado a tradição culinária do seu país. Michele à frente das pizzarias S. Martino e Antonio, irmão, proprietário da Pulcinella, a famosa pizaria de Matosinhos.

Contrariamente às restantes três edições do Campeonato Português de Pizza que decorreram no Porto, este ano a escolha recaiu sobre a marginal de Vila Nova de Gaia. O número de participantes mais do que duplicou: estiveram presentes 70 pizzaiolos, em contraste com os 30 que concorreram na edição passada.

Os quatro vencedores deste campeonato irão compor a Selecção Portuguesa de Pizzaiolos, que deverá marcar presença no competição mundial da especialidade que se realiza anualmente em Itália. A tarefa não será fácil, até porque cabe a Portugal defender o título de campeão, conquistado em 2016.