A frescura do mar no centro de Lisboa, no novo Lota d’Ávila

O chef Vasco Lello, Lota d'Ávila. (Fotografia de Luís Ferraz)
Equilibrando-se entre as visões tradicional e moderna, Vasco Lello dá palco ao peixe e marisco das águas nacionais, na nova Lota d’Ávila, em Lisboa, onde não faltam clássicas mariscadas, peixe na grelha e ao sal, paellas e petiscos de autor.

Na nova marisqueira das Avenidas Novas, navega-se entre propostas mais tradicionais – as mariscadas, o peixe e marisco na grelha ou ao sal – e pratos de assinatura, mais contemporâneos. Transversal às duas visões, que coabitam em harmonia na carta do Lota d’Ávila, é a aposta no produto-base que chega de toda a nossa costa e ilhas – Aveiro, Setúbal, Peniche, Nazaré, Algarve e São Miguel, por exemplo -, o mesmo que dá as boas-vindas na primeira sala, que recria o ambiente de uma lota.

“É um privilégio ter esta costa maravilhosa, num país pequeno, mas de peixe e marisco tão variado”, explica Vasco Lello, chef alentejano que há muito se habituou a trabalhar o que vem do mar, e que já passou por casas alfacinhas como Bica do Sapato, Memmo Príncipe Real e Sea Me – Peixaria Moderna, antes de liderar a cozinha deste novo restaurante, dos mesmos donos do Ofício, no Chiado.

As clássicas mariscadas fazem parte da carta. (Fotografias de Luís Ferraz)

Vasco Lello também tem opções de paella na cozinha do Lota d’Ávila.

No marisco e peixe fresco do dia, pode ser vendido ao quilo, fresco, cozido, grelhado ou ao sal, e a mariscada do chef é a alternativa para provar um pouco de tudo, com três versões: a Maré Baixa tem burriés, búzios, camarão de Moçambique, ostras e percebes, a Maré Alta junta ainda gamba da costa e sapateira ou santola, e a Fora da Caixa tem ceviche de gamba da costa, carabineiro, lingueirão, lula e alga wakame.

As paellas da casa também são boas para partilhar, tal como as entradas de Vasco Lello – ora mais clássicas, ora mais criativas -, como croquetes de sapateira com molho tártaro (3,50 euros/unidade), lírio fumado com amêndoa algarvia e laranja (11,50 euros), choco frito com maionese de sésamo preto (12,50 euros), tártaro de atum (14 euros) e amêijoas à Bulhão Pato (18 euros). Para terminar, como manda uma marisqueira digna, há prego do lombo com chips (10 euros) e também doces, como rabanada de brioche e gelado de tomilho.

A sala inicial do restaurante, a simular o ambiente de uma lota.

A sala mais interior do restaurante, com área de bar e ligada a uma zona de esplanada.

Entre detalhes decorativos que nos levam para as águas nacionais, desde boias a redes de pesca e padrões náuticos em azul e branco, há cocktails de assinatura e vinhos para provar pelos espaços versáteis da Lota d’Ávila, entre sala interior, zona de barra, bar e esplanada, onde cabe uma centena de fãs de marisco.

Vasco Lello é o responsável pela cozinha do novo restaurante.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend