A Coxinharia: um templo ao salgado mais amado do Brasil

Neste restaurante aberto recentemente em Alcântara brilham as coxinhas brasileiras, “o salgado mais amado do Brasil”, próprio dos botecos, e que se come à mão.

N’ A Coxinharia não param de sair coxinhas. O restaurante ainda é recente em Alcântara, mas parece que já caiu nas boas graças dos portugueses e dos brasileiros. Glauco Junqueira e Carlos Rebolo, há seis anos em Portugal vindos de São Paulo, foi quem trouxe esta especialidade muito consumida nos botecos do Rio de Janeiro e São Paulo, e agora sim, podem matar saudades. “Todas as coxinhas brasileiras que comi cá não tinham nada a ver com a verdadeira”.

No Brasil, este salgado tem “dezenas” de recheios diferentes. Aqui, têm sete variedades: a original (de frango), a de bacalhau com queijo da serra da Estrela (inspirada em Portugal), a coxeese (de queijo), a croqueta (de carne), a de gambas (de gambas e abóbora), a vegan (de brócolos, cogumelos e tofu) e uma criação fit (de frango com batata doce), a única assada no forno. Todas as coxinhas são feitas à mão e fritas no momento, em óleo de girassol.

A carta inclui ainda wraps, saladas, brigadeiros e até coxinhas doces, como a de brigadeiro com morango dentro, e há um menu do dia a 7,50 euros. Para beber, sugerem-se as tradicionais caipirinhas. O espaço, todo ele luminoso, convida a ficar ao som de música brasileira.

Coxinha de gambas com abóbora

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend