Wine Hour at Home: chegaram os encontros vínicos em direto no Instagram

Dirk Niepoort (Fotografia: DR)
Nova iniciativa de encontros e provas vínicas transmitidas em direto na rede social Instagram visa juntar as pessoas à volta do vinho. Dirk Niepoort será o primeiro produtor convidado, com o wine advisor Cláudio Martins e o sommelier Rodolfo Tristão como anfitriões.

Wine Hour at Home, assim se chama a iniciativa da Chefs Agency, em parceria com o wine advisor Cláudio Martins, que visa unir o público, em diferentes partes do país e do mundo, à volta de várias garrafas e copos de vinho, ao final da tarde. A ideia surgiu como forma de promover produtores e aligeirar o ambiente de isolamento social imposto pelas medidas de combate ao coronavírus.

O episódio zero acontece esta quarta-feira, dia 18 de março, às 18h, num “live” (direto) do Instagram, e terá Dirk Niepoort a participar em direto da sua Quinta de Nápoles, no Douro, onde escolherá uma garrafa da Niepoort para abrir e comentar. Enquanto isso, Cláudio Martins abrirá uma garrafa do seu Dão natal e Rodolfo Tristão uma garrafa de vinho do Tejo. São eles os anfitriões.

Segundo a Chefs Agency, o sommelier Rodolfo Tristão contribuirá para a prova com conhecimentos mais técnicos, cabendo a Claúdio Martins dar o seu ponto de vista mais próximo do consumidor final. Como os vinhos desta quarta-feira não estão ainda escolhidos, a sessão decorrerá em formato livre. A ideia é que haja uma interação virtual entre os participantes, partilhando o que estão a beber através dos comentários em tempo real.

“Convidar o Dirk Niepoort para primeiro convidado foi um passo natural – pelo lado visionário deste produtor, e pela sua personalidade empática”, explica a Chefs Agency. Por isso, ele vai estar também presente no episódio 1, agendado para sexta-feira, 20 de março. O Wine Hour at Home acontecerá “duas a três vezes por semana”, às 18h, como momento de descontração depois de um dia de trabalho.

Vale a pena, por isso, ir acompanhado as publicações da página da iniciativa na rede social Instagram – @winehourathome – para saber que vinhos e respetivos produtores serão comentados em cada episódio em direto. Assim, será possível comprá-los antecipadamente, através de alguma loja online, e prová-los ao mesmo tempo que os produtores fazem as provas comentadas.

Cláudio Martins. (Fotografia: DR)

Importantes produtores portugueses e internacionais estão já confirmados para os próximos tempos nesta plataforma, como o produtor Loic Pasquet, de Bordéus (França), ou Dominik Huber, de Priorat (Espanha). A ideia do projeto surgiu entre o sommelier Cláudio Martins e a diretora de eventos da Chefs Agency, Adriana Fournier.

“Estávamos no início do período de quarentena do coronavírus, e comentámos que fazia falta um momento social, que poderia ser em torno do vinho, que unisse as pessoas e se focasse em aspetos mais pessoais de produtores, vinhos e enólogos, e não tanto em aspectos técnicos”. “Precisamos de momentos de descontração para sobrevivermos à ansiedade social própria deste momento”, concluem.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend