Vinte vinhos rosé para ajudar a enfrentar a canícula

Ainda estamos relativamente folgados quanto a temperaturas, mas não tarda e estamos na vida ao ar livre e nas noites quentes em que só um vinho fresco no copo ajuda ao prazer da mesa. Adiantámos serviço e reunimos rosés, agrupando-os por vocação gastronómica. O resto é consigo e como sempre, mais não queremos que sugerir caminhos de exploração vínica. Boas provas!

Para acompanhar saladas e crus

Quinta do Côtto Douro rosé 2021 (11,5%) | Montez Champalimaud Touriga Nacional e Tinta Roriz

Foco na fruta com o bónus da frescura. Abre melhor se não for servido demasiado frio, até porque não se trata de um refresco. Muito saboroso, recai nas tonalidades morango e groselha num fundo floral e apoiado numa acidez bem trabalhada. Excelente com ostras ao natural, guacamole ou ceviches.
Preço: 8,50 euros
Classificação: 16,5


Quinta das Cerejeiras Reserva Lisboa rosé 2019 (12,5%) | Comp. Agr. Sanguinhal Castelão (85%) e Moscatel Graúdo (15%)

Vindima manual. Mosto de bica aberta, desengace total e prensagem suave. Fermentou ao longo de 20 dias nas massas a temperatura controlada. Estágio de seis meses em cubas inox. A excepcional presença em boca deve-se ao estágio cuidado na adega, que lhe conferiu complexidade acrescida. Perfeito para sushi.
Preço: 20 euros
Classificação: 17,5


Naperão Reserva Verdes rosé 2019 (13%) | Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez Espadeiro e Touriga Nacional

Vinificação conjunta, batonnage prolongada de nove meses. É notável o trabalho que esta adega tem vindo a desenvolver, vinhos de perfil fresco e jovem, longe dos rigores de outrora, que afastavam uma camada de consumidores apreciadores da mesa mais requintada. Desempenho notável com salada de laranja e canela.
Preço: 7 euros
Classificação: 16,5


Quinta de Monforte Edição Limitada Verdes rosé 2020 (12%) | Quinta de Monforte 100% Vinhão

Projecto em estreia, perto de Penafiel, apoiado numa extensão considerável de vinha de encosta, onde arejamento e noites frias são garantia de uvas nas melhores condições. Vinho muito elegante e cheio de futuro, vai muito bem com ovos Benedict, por um lado, por outro é grande amigo de tomate maduro, como o que está agora a a chegar ao zénite.
Preço: 12 euros
Classificação: 17


 

Para acompanhar mariscos

Casa da Atela Pinot Noir Tejo rosé 2020 (12%) | Quinta da Atela 100% Pinot Noir

Ainda está na primeira edição este glorioso Pinot Noir e já vemos com bons olhos o nascimento de mais uma grande declinação da casta, mesmo com as exigências fortes impostas na vindima e posterior vinificação. Excelente trabalho de enologia. Vai bem desde já com arroz de lavagante, e quem conseguir guardá-lo em cave por três anos vai ter uma boa surpresa.
Preço: 11,50 euros
Classificação: 18

 


Covela Touriga Nacional Douro rosé 2020 (12,5%) | Lima & Smith 100% Touriga Nacional

Extração no bom ponto, rendimento aromático de grande talante, a renunciar à vezeira declinação cítrica, antes oferecendo complexidade e aptidão para a mesa. Difícil imaginar melhor casamento do que com uma boa sopa de santola, com os olhos postos no Douro de transição em que esta bela quinta está instalada.
Preço: 9 euros
Classificação: 17,5


Plansel Alentejo rosé 2020 (12%) | PlanselAragonês (60%) e Castelão (40%)

Equilibrado e prazeroso, enologia de grande nível, este rosé está cheio de intenção petisqueira e é verdadeiramente consensual. Muita frescura, resiste bem a molhos e maioneses, parceiros habituais no debulhe de marisco de mão. Foi particularmente feliz na assessoria de bons percebes das Berlengas.
Preço: 6 euros
Classificação: 16,5


Carlos Reynolds Alentejo rosé 2021 (12,5%) | Reynolds 100% Aragonês

Vindima nocturna, fermentação e estágio em inox sobre as borras finas. Abordagem inovadora em toda esta nova série, a inspirar frescura e valor gastronómico. Provámo-lo com amêijoas à Bulhão Pato e deu bem conta do recado, o que significa vocação para o debulhe prazeroso no alpendre ao fim da tarde.
Preço: 9 euros
Classificação: 17


 

Para acompanhar pratos vegetarianos

Rovisco Garcia Alentejo rosé 2021 (12,5%) Aragonês e Touriga Nacional

Tem um grupo de amargos subtil que lhe confere o substrato que vai ligar com as tonalidades terrosas que habitualmente povoa a cozinha que não tem a proteína animal na base. Os amantes de uma boa sopa de ervilhas à antiga vão gostar da sua companhia, e os amantes de leguminosas vão reconhecer-lhe as muitas virtudes que tem.
Preço: 6,50 euros
Classificação: 17


Quinta do Perdigão Dão rosé 2018 (13%) | Quinta do Perdigão Alfrocheiro (10%), Touriga Nacional (20%), Tinta Roriz (35%) e Jaen (35%)

Evoluiu na perfeição este rosé ainda cheio de tensão e com muito para dar. Se foi feito com essa intenção, está no seu zénite e merece bem pratos de cogumelos e beterraba. Andou muito bem com peixinhos da horta, com um dip picante ao lado.
Preço: 9 euros
Classificação: 17,5


Quinta da Casa Amarela Douro rosé 2021 (12,5%)| Laura Regueiro Touriga Nacional e Tinta Roriz

Com o tomate a atingir o ponto de açúcar ideal, produziu-se um belo gaspacho à andaluza e a companhia deste rosé bem saboroso foi mais que bem vinda. A crocância da brunesa de legumes crus com que se enriqueceu o prato exacerbou as muitas virtudes deste vinho que conhece agora a nova versão.
Preço: 9,50 euros
Classificação: 17


Natura by Vítor Matos Mourisco Beira Interior rosé 2019 (12,5%)| Quinta da Biaia

A cozinha vegetariana torna mais difícil a harmonização vínica do que quando é governada por proteína animal no seu núcleo. Este exemplar notável de um dos vinhos da série Natura criado pelo chef Vítor Matos casou na perfeição com um brás de legumes carilado, servido tépido. Grande trabalho enológico do mago Luís Leocádio, entendimento perfeito entre os dois craques.
Preço: 28 euros
Classificação: 18,5


 

Para acompanhar peixes

Lua Cheia Douro rosé 2021 (12%)| Lua Cheia

Renúncia ao modelo usual de vinhos desta categoria, com uma orientação sobretudo para a frescura. O enólogo fez a opção extravagante de ir buscar uvas aos solos de transição xisto-granito que bordejam o Douro a norte, dando nobreza invulgar a uma bebida que raramente é feita com autoria e intenção. Brilhante com ceviche de peixe.
Preço: 5,50 euros
Classificação: 17,5


Pedro Milanos Douro rosé 2020 (13%) | Maria Luísa Valentez Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz

O rosé está no ponto ideal de evolução e começa a aligeirar na tensão, mudando para tonalidades mais evoluídas. Excelente momento para acompanhar pratos da grande tradição nacional, como foi o caso de um bem cremoso e apimentado bacalhau à Brás.
Preço: 7,5 euros
Classificação: 17,5


Maçanita Touriga Nacional Douro rosé 2021 (12,5%) | Maçanita 100% Touriga Nacional

Trabalho perfeito de balanço, concentração e extração. Na boca tudo é ligeireza e ao mesmo tempo força. É um dos mais poderosos rosés de toda a prova, capaz de alcançar os momentos mais felizes à mesa. Acompanha bem pratos de forno bem temperados como por exemplo bacalhau à lagareiro.
Preço: 9 euros
Classificação: 18,5


Já Te Disse Alentejo rosé 2021 (13%) | Já Te Disse Aragonês (40%), Touriga Nacional (30%) e Syrah (30%)

Vinha a 300 metros, declive acentuado de 45º. Este vinho marca a estreia da casa no universo rosé e surge logo com um vinho de truz, pela intenção com que tudo foi feito. Contenção extractiva, trabalho notável de adega., resultando numa complexidade fantástica, acidez bem trabalhada. Excelente para pregado no vapor.
Preço: 32 euros
Classificação: 18,5


 

Para acompanhar carnes

Torre de Palma Alentejo rosé 2020 (13%) | Torre de Palma Touriga Nacional, Aragonez e Tinta Miúda

Balanço muito feliz entre concentração e extracção, resultando num rosé de forte aptidão gastronómica, amigo entre outros das orientalidades inspiradas nos continentes distantes, como é o caso das cozinhas tailandesa, nikkei e chinesa. Experimente-o com galinha estufada com gengibre e faça a descoberta por si.
Preço: 21 euros
Classificação: 18


Herdade Barranco do Vale Negra Mole Reserva Algarve rosé 2020 (12,5%)| HBV 100% Negra Mole

Um rosé delicioso e multiusos pela flexibilidade e riqueza aromática e de texturas que proporciona. Tem um grupo de amargos que é típico da casta mas que nem sempre se encontra. Um ano de guarda em cave afinou-o e deu-lhe complexidade, o que contraria a tese geral de que os rosés não são vinhos de guarda. Acompanhou muito bem um arroz de tordos.
Preço: 9 euros
Classificação: 17,5


Proibido Clarete Douro tinto 2020 (12,5%) | Márcio Lopes

Vinha velha com mais de 60 anos, e a consequente mistura de castas brancas e tintas. Márcio Lopes já nos habituou ao seu estilo único, sempre a descobrir terroirs e a pisar a linha da vanguarda enológica. Este vinho não é excepção, e abre portas novas a este estilo pouco extractivo mas cheio de sabor. Aconselhamos perdiz estufada com castanhas à antiga, de cozedura longa.
Preço: 15 euros
Classificação: 18


Morgado do Quintão Clarete Algarve tinto 2019 (13%) | Morgado do Quintão 100% Negra Mole

Fermentação em cubas inox, onde estagiou seis meses. Um trunfo bem guardado no seio do património vitícola algarvio, proveniente das vinhas mais antigas de toda a região. Não hesitamos em recomendá-lo para um javali assado no forno com castanhas. O perfil a um tempo terroso e copioso permite ir longe na ambição culinária.
Preço: 15 euros
Classificação: 17,5




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend