Três vinhos que vão bem com produtos da horta

Gratinados de legumes e outras receitas com hortícolas podem ser acompanhadas com vinho. (Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens)
Harmonizar vinhos com vegetais pode ser desafiante. Estas três referências, com diferentes perfis e preços, combinam bem com a cozinha de hortelão.

Ter sempre à mão

Hasso Douro tinto 2019 (13%) | Kranneman

Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Field Blend. Este produtor já nos habituou a vinhos de perfil irrepreensível e leituras francas de castas e microterroirs. Este está totalmente nessa linha criativa, apto a experiências diversas com hortofrutícolas, desde o maravilhoso estufadinho transmontano de tomate, cebola e feijão-verde até aos exigentes peixinhos da horta.

Preço: 7 euros

Classificação Evasões: 16,5 valores


Especial

Covela Touriga Nacional Verdes rosé 2020 (12,5%) | Lima & Smith

100% Touriga Nacional. Vinhas na transição com o Douro, que por isso mesmo é também conhecido como Douro Verde. Nas mãos experientes de Rui Cunha a Touriga Nacional é aqui eminentemente floral e cítrica, perfeita para saladas cariladas ou gratinados de legumes. Vinho com grande poder integrador de temperos, além do prazer que dá bebê-lo num fim de tarde.

Preço: 10 euros

Classificação Evasões: 17,5 valores


Extravagante

Paulo Coutinho Vinha do Borrajo Douro branco 2020 (13%) | Paulo Coutinho

Viosinho (50%), Gouveio (30%) e Encruzado (20%). Vinha plantada em 2016 em São Martinho de Anta. Amarelo alaranjado, ligeiramente nacarado. A boca é vibrante, pedra molhada alternada com impressões cítricas e salinas. Meio de boca muito rico, final interminável. Este enólogo muito especial lidera a enologia Quinta do Portal e faz questão de ter os seus vinhos especiais.

Preço: 25 euros

Classificação Evasões: 16 valores

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend