Soalheiro, a expressão do território berço do alvarinho

Soalheiro (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)
Esta empresa familiar, nascida no vale do rio Minho, foi pioneira na plantação de alvarinho em Melgaço e tem-se dedicado a explorar o potencial da casta, e a mostrar a diversidade e a riqueza do território.

Os irmãos Maria João e António Luís Cerdeira – juntamente com a mãe Palmira – conduzem os destinos da primeira marca de alvarinho de Melgaço, projeto pioneiro que o pai e o avô iniciaram. Em 1974, plantaram a primeira vinha contínua dessa casta fresca e aromática da sub-região de Monção e Melgaço. O legado familiar acabou por se juntar ao de muitas outras famílias, fruto da tradicional viticultura de minifúndio, característica da região, guardada por montanhas e atravessada pelo rio Minho. Daí que o Soalheiro tenha hoje um Clube de Produtores com mais de 150 famílias de viticultores.

A diversidade do território e a elasticidade da casta alvarinho, presente em todos os vinhos da marca, movem os dois irmãos – Maria João na viticultura e António Luís na enologia – numa constante vontade de inovar, sempre de mãos dadas com a tradição e a consistência. A vinhos intemporais como o Soalheiro Clássico, juntam-se com frequência novas expressões da casta e do território, como a gama de vinhos naturais lançada em 2015, que conta já com três referências, incluindo um espumante. A certificação da vinha em agricultura biológica, a plantação de uma vinha de alvarinho a mais de mil metros de altitude, na Branda da Aveleira, ou a produção de infusões biológicas, como complemento à viticultura e conservação da biodiversidade, são outros exemplos de vanguarda.

Soalheiro – Maria João Cerdeira (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

 

A experiência de visitar a Quinta de Soalheiro vai muito além do vinho. É a descoberta de todo um território. Todos os dias há visitas guiadas às vinhas, adega e cave de inovação, com seis opções de prova no terraço panorâmico da adega. As provas dão a conhecer as diversas famílias de vinhos da marca e/ou as infusões produzidas na quinta, acompanhadas de produtos típicos da região. A oferta de enoturismo inclui ainda almoços de grupos na Quinta da Folga, uma propriedade vizinha, produtora de fumeiro; alojamento na Casa das Infusões, uma casa rústica com três quartos localizada na propriedade e recuperada pela família para turismo rural no ano passado. Ou ainda o novo kit “À Descoberta do Território”, que reúne os essenciais para partir numa aventura por Melgaço. O kit inclui uma garrafa de Soalheiro Clássico com uma manga para a manter fresca, um saca-rolhas, dois copos e um queijo da Prados de Melgaço. Como complemento, vai ainda um voucher “Prova de Vinho Origem” para desfrutar no regresso ao Soalheiro, que ao longo das últimas décadas têm-se destacado como um dos maiores embaixadores do Vinho Verde Alvarinho e de Melgaço no Mundo.

Produção anual: 700 mil garrafas
Vinhos: Alvarinho Soalheiro Clássico; Alvarinho Soalheiro Primeiras Vinhas (alvarinho de vinhas com mais de 40 anos); Alvarinho Soalheiro Granit (alvarinho de vinhas plantadas acima dos 300 metros de altitude); Soalheiro Nature “Pur Terroir” (alvarinho biológico sem adição de sulfitos); Soalheiro Espumante Bruto Alvarinho

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend