Quinta de Lourosa: uma vinha familiar na vanguarda da viticultura

Quinta de Lourosa. (Artur Machado/Global Imagens)
A 40 quilómetros do Porto, entre os caminhos do Românico e a Rota dos Vinhos Verdes, a Quinta de Lourosa, na freguesia de Sousela, é um refúgio familiar, onde se fazem vinhos com paixão e ciência.

A propriedade foi passada de geração em geração, assim como a ligação ao vinho. “Era de um tio-avô do meu pai”, conta Joana de Castro, enóloga da quinta. “Depois passou para o meu avô, que foi um dos fundadores da Adega Cooperativa de Lousada. Na altura tinha quatro hectares. Só no tempo do meu pai e agora na minha geração e do meu irmão é que se começou a aumentar as vinhas e a engarrafar vinho”, esclarece.

O pai, Rogério de Castro, foi professor catedrático de viticultura do Instituto Superior de Agronomia e assumiu as rédeas da propriedade há mais de 30 anos, construindo uma nova adega, e replantando a vinha, usando o sistema de condução em Lys, criado por ele. Joana seguiu-lhe as pisadas e hoje trabalham juntos, partilhando a paixão pela terra. Nos quase 30 hectares de vinha crescem as uvas tradicionais da região dos Vinhos Verdes, utilizadas nos vinhos da Quinta de Lourosa – entre eles um alvarinho – e nos espumantes (branco, tinto e rosé).

A casa onde a família vive também está de portas abertas a quem queira passar uns dias no sossego do campo. Os hóspedes encontram ali um alojamento acolhedor, com sete quartos, uns rústicos e outros mais modernos, com nomes de castas, e têm ainda direito a uma visita guiada às vinhas e à adega, com prova de vinhos. A piscina, o campo de ténis e as ruínas de uma capela do século XVII são outros lugares a descobrir na propriedade.

Em matéria de enoturismo as propostas também são variadas, e Joana está “sempre a pensar em coisas novas”: piqueniques nas vinhas, jantares com provas de vinhos e programas que juntam o Vinho Verde à oferta cultural da região, com visitas ao centro histórico de Penafiel, ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro e à tricentenária Fábrica de Pão-de-Ló de Margaride, em Felgueiras.

Quinta de Lourosa

Produção anual: 100 mil garrafas

Vinhos: Quinta de Lourosa Alvarinho (nova colheita será lançada em setembro); Quinta de Lourosa Vinho Verde (Arinto, Loureiro e Avesso); Quinta de Lourosa Espumante Branco (Arinto e Touriga Nacional); Quinta de Lourosa Espumante Tinto (Touriga Nacional e Vinhão); Quinta de Lourosa Espumante Rosé (Touriga Nacional); Vinha do Avô (edição limitada comemorativa da primeira vinha contínua da quinta, será
lançada no Natal)

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend