Quinta das Arcas: um mar de vinhas a 20 minutos do Porto

Quinta das Arcas (Fotografia: Ivo Pereira/Global Imagens)
Esta quinta familiar, fundada há quase 40 anos na freguesia de Sobrado, está a reforçar a oferta de enoturismo, com uma nova cave de barricas que deverá ficar pronta no final do ano. Até lá, os visitantes podem comprar os vinhos da casa e também os queijos e azeite de produção própria na pequena loja da adega.

A Quinta das Arcas tem epicentro em Sobrado, freguesia de Valongo na fronteira com Paredes, o que faz desta empresa familiar uma das propriedades da Rota dos Vinhos Verdes mais próximas do Porto: fica a uma distância sedutora de apenas 20 minutos. O projeto, que começou com a produção de vinho num pequeno terreno agrícola, conta hoje com perto de 250 hectares de vinhas, espalhadas por diversas parcelas na sub-região do Vale do Sousa, e protegidas dos ares marítimos pelas serras de Pias e de Santa Justa.

(Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens)

(Fotografia: Ivo Pereira/Global Imagens)

“O nosso terroir é bastante diferente. Aqui temos xisto e granito, o que tem sempre alguma influência nos vinhos», nota António Monteiro, responsável pela exportação no negócio de família, que começou com o pai há quase 40 anos. Além da presença nos Vinhos Verdes (lançando até recentemente um espumante biológico feito a partir de vinhas velhas da casta Arinto), a empresa detém ainda com mais 100 hectares de vinhas na Herdade do Penedo Gordo, em Borba, no Alentejo, e acaba de lançar uma nova linha de vinhos do Douro e Porto.

(Fotografia: Ivo Pereira/Global Imagens)

(Fotografia: Ivo Pereira/Global Imagens)

Em 2019, a família Monteiro inaugurou uma nova sala de provas e, durante a pandemia, reforçou a aposta no enoturismo com a construção de uma nova cave de barricas, com sala para receber os visitantes, e uma nova loja. As obras, que incluem ainda a ampliação do parque de estacionamento, deverão estar concluídas no final do ano, altura em que as atividades de enoturismo, para já suspensas, serão retomadas com uma oferta mais alargada. Provas de vinhos, visitas guiadas de jipe pelas vinhas e um percurso pedestre com cerca de 10 km que atravessa as aldeias ao redor e leva a conhecer o núcleo agrícola de Ferreira, o rio e os vinhedos, são algumas das propostas que a família já realizava.

Apesar das visitas estarem temporariamente suspensas, até à reabertura do enoturismo, a pequena loja de quinta continua aberta ao público – também ao sábado de manhã -, que ali encontra todos os vinhos do universo Quinta das Arcas – cujo portefólio nos Vinhos Verdes inclui as marcas Arca Nova, Conde Villar e Quinta das Arcas -, assim como os queijos e azeite de produção própria.

Quinta das Arcas

Produção anual: 3 milhões de garrafas
Vinhos: Quinta das Arcas Alvarinho Reserva; Quinta das Arcas Espumante Biológico; Conde Villar Branco (Loureiro 50%, Arinto 40%, Trajadura 10%), Conde Villar Loureiro; Arca Nova Alvarinho/Trajadura

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Central da Lomba, Sobrado, Valongo
Telefone
224157810
Custo
() Visitas com prova a partir de 7 euros


GPS
Latitude : 41.20133158460695
Longitude : -8.454174906298817

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend