Porto Vintage 2018: Surpresas para todos os gostos (Crítica de Fernando Melo)

(Fotografia de José Mota/GI)
Depois da declaração clássica de vintage da Taylor´s, muitas outras casas sentiram que os seus vinhos tinham também esse perfil. Vale a pena aproveitar os preços mais em conta deste ano não clássico para encher a garrafeira.

Depois do meteórico Vintage 2017, tudo prenunciava um período de relativa acalmia no seio da mais excelsa categoria de vinho do Porto. Afinal, com a declaração clássica da Taylor’s muitas outras casas sentiram que os seus vintages 2018 tinham bom talante, acabando por matizar o cenário nacional, que tanto precisa de animar.

Está demonstrado, por outro lado, que o Porto continua a ser o melhor vinho do Mundo. Numa prova deste nível todos os vinhos pontuam entre o excelente e o cósmico e, num ano não clássico como é o caso de 2018, os preços ficam mais alcançáveis. É por isso o momento certo para fornecer a sua garrafeira para poder abrir pelo menos uma garrafa por mês ao longo do próximo ano. Boas provas!

# Borges Vintage Porto 2018 (19,5%) | JMV – Classificação Evasões: 18
Cor granada muito profundo, pequeno aro de translucência, reflexos rubi. Nariz de chocolate preto, ligeiro anis e floral intenso. Entrada harmoniosa na boca, quase neutra, para logo abrir notas de ginja, pimenta preta e alcaçuz. Frescura brilhante, bem trabalhada, adequada à grande garra que este vintage mostra possuir. Termina longo, seco e rico, como os grandes vinhos.
Preço: 68 euros

 

# Fonseca Guimaraens Vintage Porto 2018 (20%) | Quinta & Vineyard Bottlers – Classificação Evasões: 18
Cor retinta, tinta da China. Aromas de noz-moscada e ameixa preta confitada. Entrada de boca com sugestões de chocolate preto e pimenta, laivos de nêspera madura, evoluindo para notas de figos secos e alcaçuz. Taninos vigorosos e muito finos, servindo a frescura geral que o vinho proporciona. Final longo, seco e copioso
Preço: 68 euros

 

# Quinta da Romaneira Vintage Porto 2018 (19,5%) | Soc. Agr. Romaneira – Classificação Evasões: 17,5
Cor granada profundo, reflexos violeta. Nariz de chocolate preto, caixa de tabaco e violetas. A boca mostra taninos macios e bem domados, impressão de grande conforto em todos os momentos da prova. Evolui devagar e harmonioso com notas de pimenta e noz-moscada, para terminar muito fino e elegante.
Preço: 55 euros

 

# Quinta do Vesúvio Vintage Porto 2018 (20%) | Symington – Classificação Evasões: 17,5
Rubi carregado na cor, reflexos violeta e rubi. Aromas cítricos e florais, orlados por impressões balsâmicas de esteva e mel de acácia. Na boca mostra estrutura firme animada por uma acidez que dá vida e aligeira o conjunto. Macio na boca, Evolui em notas de chocolate, pudim de café e amêndoa torrada. Final longo e complexo, equilibrado.
Preço: 90 euros

 

# Sandeman Vintage Porto 2018 (21%) | Sogrape – Classificação Evasões: 18,5
Cor granada muito profundo, quase tinta da china. Aromas sugestivos de fruta de arbusto madura, gengibre, violetas. Boca muito elegante e ao mesmo tempo copiosa, vestida com uma acidez que lhe dá leveza e elegância, igualando em peso a forte carga tânica que o vinho comporta. Final muito longo e fresco.
Preço: 95 euros

 

# Ferreira Vintage Porto 2018 (20%) | Sogrape – Classificação Evasões: 18
Cor granada retinto, impenetrável. Aromas de folha de eucalipto, bagas de arbusto e biscoito de canela. Boca vigorosa, impressão de força mas sem perder nunca o equilíbrio que a vai caracterizar ao longo de toda a prova. Fruta cozida e chocolate preto são as notas mais pronunciadas. Final longo e especiado.
Preço: 95 euros

 

# Kopke Quinta de S. Luiz Vintage 2018 (20%) | Sogevinus – Classificação Evasões: 18
Cor rubi carregado, quase opaco, bordos e reflexos violeta. Nariz eminentemente floral, com notas cítricas fortes de toranja a conferir complexidade às primeiras impressões. Boca muito potente, a mostrar rebuçado de framboesa, pimenta preta e alcaçuz. Evolui copioso, termina fino e muito elegante.
Preço: 60 euros

 

# Quinta do Noval Vintage Porto 2018 (19,5%) | Quinta do Noval – Classificação Evasões: 19
Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinto Cão e Sousão. Tudo ainda por resolver neste enorme vinho do Porto opaco na cor, reflexos violeta, que correspondem às impressões aromáticas florais de início. Evolui para uma dualidade atraente, entre notas de rebuçado concentrado e impressões terrosas de cogumelos frescos. Taninos incrivelmente finos, vinho indestrutível, cheio de futuro.
Preço: 95 euros

 

# Quinta da Gricha Vintage Porto 2018 (19,5%) | Churchill´s – Classificação Evasões: 17,5
Cor vermelho carregado. Aromas de violetas, cedro e amoras maduras. A boca mostra notas de ameixa madura, alcaçuz e chocolate preto, num perfil até mais fresco que o usual nos vintages da Gricha. Evolui muito devagar, terminando seco, com sugestões de pimenta preta. É provavelmente o mais expressivo dos vintages desta propriedade.
Preço: 60 euros

 

# Taylor’s Vintage Porto 2018 (19,5%) | Quinta & Vineyard Bottlers – Classificação Evasões: 19
Cor vermelha escura, impenetrável. Aromas cítricos, complementados por impressões de folha de tabaco e alcaçuz. A boca revela notas de chocolate preto, ginja madura e pimenta, construindo uma autêntica catedral no palato, fortemente tânica mas incrivelmente elegante. Final muito longo e especiado, notas de gengibre e alcaçuz.
Preço: 110 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend