Lisboa: o mundo de Frida Kahlo também cabe num shaker

A coquetelaria e as artes casam-se no piso superior do El Clandestino, no Príncipe Real. No Frida Bar, a maioria dos cocktails de autor tem como base a tequila e o mezcal, numa clara homenagem ao México e à sua popular pintora.

Um tributo à vida poucos dias antes da sua morte. «Viva la vida» é tido como o último quadro que Frida Khalo pintou e batiza agora um dos novos cocktails de autor do Frida Bar, que ocupa a mezanine do restaurante El Clandestino, no Príncipe Real. Nesta obra que Khalo deixou, a melancia tem protagonismo, tal como à mesa do Frida Bar. Este cocktail leva tequila, goma de melancia, pepino, coentros e sumo de lima, e traz um snack: palitos de milho azul com tempero de camarão, wasabi e amendoim.

A tequila e o mezcal servem, de resto, de base para a maioria dos 15 cocktails com assinatura de Duarte Cardeira, agora no comando do bar. Antes de chegar, a carta tinha 40 referências. Agora está afunilada, e claro, mais focada. A viagem à América do Sul está sempre garantida, assim como a homenagem à mais popular pintora mexicana. E não é por acaso. «A minha formação é em artes», ri-se o head bartender.

O Chilcanito é uma adaptação do tradicional peruano, à base de pisco, sumo de limão e ginger ale, ao qual se adiciona pepino e um pickle deste para trincar quando chega a bebida. O Leonora, em homenagem a Leonora Carrington, pintora britânica que se radicou no México, também traz um snack. Leva gin, licor de pêssego, manjericão, ananás e lima e chega com uma bolacha de banana e ananás com cacau caramelizado e mezcal. Para um toque de frescura, o caminho faz-se pelo Khalo, que junta mezcal, lima, maçã, cravinho, coentros e manjericão.

Nos cocktails sem álcool, destaca-se o Orozco, com goma de cravinho, espuma de beterraba e sumos de lima, toranja e maçã. Cervejas mexicanas e margaritas, reforçam também a carta de um espaço intimista com apenas 19 lugares sentados. Ideal para pedir algo enquanto se espera para comer no piso inferior, ou para se estar entre amigos, sem pressas. Se o verbo petiscar vier à baila, a mesa compõe-se com pesadillas, enchiladas, tacos, guacamole ou ceviches.

O mural

Rouba as atenções, e com razão. O colorido e arrojado mural que decora uma das paredes do bar junta vários retratos de Khalo em acrílico, colagens e spray. Maísa Champalimaud é a autora.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

10 bares em Lisboa com bebidas que marcam pela diferença
Lisboa: este bar é um autêntico Bacchanal de cocktails
11 bares em Lisboa onde se ouve música ao vivo

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend