Dez vinhos para experimentar nesta Páscoa

(Fotografia: DR)
Temos conhecido momentos complexos ao longo dos três últimos anos, e agora junta-se o triste recurso às armas, infelizmente. A saúde contudo aproxima-se de novo de nós e à mesa o português está necessariamente em festa! Apoiados em pratos emblemáticos do nosso extenso cardápio, aqui ficam as nossas propostas de harmonização, com vinhos de grande talante. Páscoa feliz com boas provas!

QM NATURE Alvarinho Verdes Branco 2019 (12,5%)
Quintas de Melgaço

Trabalho enológico irrepreensível, a casta Alvarinho cheia de músculo e firmeza, mineralidade a toda a prova. Nem sempre uma ligação de vinho com comida é assim perfeita, saborosa e copiosa. O bacalhau com as couves do frio da época, curtidas pela geada, são o complemento ideal, para uma Páscoa em cheio junto da família.

Preço: 16,5 euros

Herdade do Lousial Callum Reserva Beira Interior 2020 (13%)
Quinta dos Termos

Pode não parecer, mas o pregado assado é uma das iguarias mais exóticas do planeta, especialmente nas bitolas acima de quatro quilos. Levado ao forno inteiro – nada de golpes – num tapete de bom azeite e orlado por alcaparras, é o céu, todos nós merecemos esta redenção. O vinho é excepcional e representa já um dos melhores exemplares da casta Callum.

Preço: 14,5 euros

Tricot Alentejo tinto 2017 (14%)
Esteban & Tavares

50% Vinha Velha na Serra de São Mamede, 50% Touriga Nacional. 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês 30% novas, 70% usadas. Por altura de Páscoa, os campos extensos do Alentejo enchem-se de vigor e o borrego atinge o pináculo de tenrura e sabor. Este vinho notável, trabalho conjunto de duas grandes enólogas, é o parceiro ideal.

Preço: 30 euros

Esporão Alentejo tinto 2020 (14%)
Esporão

Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Touriga Franca e Aragonez. Solos de transição granito-xisto. Estágio de 6 meses em tulipa de betão. A filosofia bio está omnipresente e impregnada em todos os vinhos do Esporão, neste está como que a essência dessa abordagem. E como brilha com os clássicos pratos de tacho alentejanos!

Preço: 8 euros

Dona Matilde Douro tinto 2018 (14%)
Quinta D. Matilde

Field blend de Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Francisca, Tinto Cão e Tinta Roriz. Uma quinta que todos os anos nos dá grandes alegrias, através de vinhos singelos, mas sempre profundos e equilibrados. Propomos este tinto maravilhoso com prato mais clássico do Douro, a vitela assada. Balanço perfeito, convoca a família à mesa.

Preço: 9,50 euros

Xisto Douro tinto 2018 (14,5%)
Roquette & Cazes

Vinhas velhas de Touriga Franca (45%), Touriga Nacional (45%) e Tinta Roriz (10%), provenientes de parcelas das diferentes subregiões do Douro. Fermentação em cubas tronco-cónicas com délestage. Este vinho tem sabido impor-se ao arrepio de todas as modas e tendências. É já um clássico e gosta de se sentar à mesa da Páscoa dos amigos e família.

Preço: 79 euros

Casa da Ínsua Reserva Dão tinto 2016 (14,5%)
Montebelo Soc. Tur.

Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro. Doze meses de estágio em barricas de carvalho francês e americano. Vinho de perfil clássico, em boa hora tomou a casa a decisão de lhe dar alguns anos de estágio em garrafa. Muito afinado, elegante e pronto para a mesa, que é o grande desígnio da região. Decante-o duas horas antes de servir.

Preço: 23 euros

Carvalhais Melange à 3 Dão tinto 2020 (13%)
Sogrape

Tinta Roriz, Touriga Nacional e Alfrocheiro. Vinho simples, descomplicado, preparado para os momentos de convívio à mesa. Todo o receituário popular agradece a sua assessoria, e vai particularmente bem com ensopados e assados copiosos no azeite novo que marca a quadra. O polvo à lagareiro é um exemplo feliz da bondade da ligação.

Preço: 7 euros

Quinta da Côrte LBV Porto 2016 (19,5%)
Pacheco & Irmãos

A harmonização do vinho do Porto ruby com o “steak au poivre” frequenta a mesa mais sofisticada e alegra os simples de coração puro. Esta quinta é uma das mais bela de todo o Douro e está em boas mãos, com vinhos finos de grande recorte, como é o caso deste brilhante LBV. Vinho do Porto com bife? E por que não?

Preço: 38 euros

Vieira de Sousa 30 Anos Tawny Porto (20%)
Vieira de Sousa

Os vinhos do Porto velhos desta casa única foram mantidos relativamente longe da ribalta, e agora chega o momento de lhes fazer justiça. Acidez surpreendente, grupo de amargos muito uno, este vinho mostra-se exuberante e apto aos desafios da mesa, rejeitando a vulgaridade em todos os sentidos. E desempenha muito bem o papel de pajem desta glória da doçaria portuguesa.

Preço: 78 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend