Dar as boas vindas à diferença: vinho em lata e outras novidades

Dar as boas vindas à diferença: vinho em lata e outras novidades
O vinho em lata, o whisky escocês com estágio em barricas de rum, as fusões e as variações estão a invadir o mercado. Vamos conhecer, compreender... e experimentar estes desafios aos nossos hábitos.

Os apreciadores de bebidas têm os seus totens de que raramente abrem mão. Marcas, estilos e modos de consumo em que gostam pouco de mexer, pelo lado de conforto que a companhia líquida usual sempre proporciona. Mas até nesses recantos de puro prazer o mundo está diferente, com novidades e tendências a que não podemos fechar os olhos. Nunca imaginámos ver o vinho acondicionado em lata; um whisky escocês de boa raça rendido ao charme do estágio em barricas em que estagiou rum; whisky e gin com o designativo “light”, com literalmente metade do álcool e o mesmo perfil; uma grande marca de champanhe a subir os complexos e exclusivos degraus da excelência com perfis clássicos, mantendo-se fiel a uma certa audiência e a conquistar outras; e o licor de ginja a conhecer novas declinações, em tom de sofisticação, atingindo patamares inéditos. Antes da pandemia, era nesta altura que se inaugurava a “silly season”, agora estamos rendidos a uma inteiramente nova “serious season”. Boas provas!

 


A marca a mostrar os seus grandes trunfos

Moet & Chandon Grand Vintage rosé 2013 (12,5%) | Maison Moet & Chandon

Pinot Noir (44%), Chardonnay (35%) e Pinot Meunier (21%). Produzido apenas em anos excepcionais, é um champanhe que mostra perfil clássico de grande talante, seco, e com bolha muito fina. Na boca revela uma estrutura impressionante que o configura para a mesa de caça, cogumelos, além de queijos fortes e intensos. Preço: 74 euros

 

Moet & Chandon Grand Vintage rosé 2013 (12,5%) | Maison Moet & Chandon

Pinot Noir (44%), Chardonnay (35%) e Pinot Meunier (21%). Produzido apenas em anos excepcionais, é um champanhe que mostra perfil clássico de grande talante, seco, e com bolha muito fina. Na boca revela uma estrutura impressionante que o configura para a mesa de caça, cogumelos, além de queijos fortes e intensos. Preço: 66 euros.


Assumidamente light!

Ballantine’s Light Scotch Whisky (20%) | Pernod-Ricard (700ML)

Floral mais acentuado, frutado mais focado e uma elegância acentuada, características até agora desconhecidas na marca. Não é a primeira vez que vejo a redução do grau alcoólico – neste caso drástica, para metade – abrir uma janela grande para um património aromático inteiramente novo. O master blender da Ballantine Sandy Hislop, conhecido pela sua abordagem muito conservadora, criou um produto que cumpre o desígnio na perfeição. Preço: 14,50 euros

 

Beefeater Light Gin (20%) | Pernod-Ricard (700ML)

Desmond Payne, master distiller da histórica Beefeater, conseguiu a proeza de manter o perfil da bebida original, empregando os mesmos botânicos e impressões de prova, numa abordagem genial e que vai conquistar muitos adeptos. Na nova e ousada configuração, um gin tónico preparado da forma usual vai apresentar menos de 4% de álcool, o que é bastante confortável e amigo do consumo. Preço: 16,50.

 


Sua excelência… a lata!

80’s meio-seco Minho rosé (9,5%) | Ad. Coop. Ponte da Barca (250ML)

Vinhão (30%), Borraçal (50%) e Espadeiro (20%). Produzido a partir das principais castas tintas que compõem tradicionalmente o elenco dos vinhos verdes tintos, tem como o nome indica algum açúcar residual e deve ser bebido muito frio. Tem a seu favor a dispensa de copo para consumo e também o grau alcoólico contido. É a dose individual óptima para um almoço ao sol. Preço: 1,50 euros.

 

Gatão frisante gaseificado vinho de mesa branco (9%) | Soc. Vinhos Borges (250ML)

Azal, Pedernã, Trajadura, Avesso e Loureiro. Meio-seco. A fórmula é em tudo semelhante à do vinho que já conhecemos na embalagem convencional de vidro e a orientação para o consumo descomprometido é ainda mais reforçada na variante de lata. Bem gelado, acompanha petiscos diversos da época estival, assim como pratos frios com maionese ou marisco pequeno cozido. Preço: 1,30 euros.

 


E viva a ginja de Óbidos!

Vila das Rainhas Licor de Ginja (20%) | Frutóbidos (70CL)

Há que não confundir com a bebida a que vulgarmente se chama ginjinha, na qual entram frequentes vezes xaropes industriais e açúcares diversos. Quando se fala de licor de ginja , fala-se da bebida construída apenas em torno da fruta. Marina Brás, proprietária da Vila das Rainhas, é a principal compradora de ginjas da proximidade de Óbidos. Este licor simples é um regalo e será surpresa para a maioria. Preço: 15 euros.

 

Vila das Rainhas Licor de Ginja Reserva (20%) | Frutóbidos (70CL)

Licor estagiado em barricas de carvalho, tal como se faz com o vinho e espirituosas. Aromas especiados, sem perder o foco da boa fruta da bebida original, permite uma fruição mais lenta e resulta bem como digestivo após a refeição, talvez por ser mais completa. Ideal para acompanhar doçaria caseira, como arroz-doce ou leite-creme com pouca canela. Preço: 23 euros.

 

Vila das Rainhas Bitter King bitter de ginja (29%) | Frutóbidos (50CL)

Inovação absoluta de Marina Brás, é uma experiência totalmente diferente de tudo o que se fez até agora a partir de ginja. Esplêndida com chocolate com mais de 70% de cacau, curiosamente reage muito bem ao chocolate branco. Apetece criar bebidas com base neste bitter de truz, assim como cozinhar com ele. Preço: 30 euros.

 


Whisky com o charme do rum

Dewar’s 8 Years Caribbean Smooth Blended Scotch Whisky (40%) | John Dewar & Sons (700ML)

É um pequena-grande inovação no seio de uma marca relativamente conservadora. Com o designativo “Rum Cask Finish”, a empresa concebeu um blend de cerca de 40 single malt e single grain ao longo de oito anos na sua sede na Escócia, que depois estagiou seis meses em barricas das Caraíbas utilizadas para rum. O resultado é uma bebida muito suave e agradável, em que à assinatura Dewar’s de vagens verdes e notas cítricas se juntam impressões de fruta tropical e melaço. Preço: 20 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend