Crítica de Fernando Melo: 10 vinhos para acompanhar legumes, grãos e frutos

Conheça a seleção de vinhos do crítico Fernando Melo. (Fotografia: DR)
Nesta seleção, o crítico de comida e vinhos Fernando Melo aspira a combinações menos banais ao mesmo tempo que preserva "a toada vegetariana que se perfila no horizonte como a grande tendência da alimentação".

Inspirados por uma edição em que vamos com os chefs às hortas e cozinhas, aspiramos a combinações menos banais ao mesmo tempo que preservamos a toada vegetariana que se perfila no horizonte como a grande tendência da alimentação.

Graças a esse trabalho inovador e criativo por natureza, sem o apoio tradicional da proteína animal para as harmonizações vínicas, decidimos olhar de forma livre para o que pode ser esse admirável mundo novo. E já agora, ligá-lo com vinhos que não só acompanham os pratos como também lhes podem estar na base.

Já cheira a outono, mas a festa ainda é estival, por isso o ar livre e a mesa familiar ainda são apelo e motivo. Boas provas!

 

SOPA FRIA DE ABÓBORA E LARANJA
Caladessa Escolha Alentejo branco 2018 (13,5%) | Herdade da Calada
Classificação: 17 valores

Alvarinho, Arinto e Fernão Pires. Muito fino nos aromas, evocativos de vagens verdes e com um lado tropical de manga verde. A boca revela muito bom trabalho enológico de ligação entre acidez e estrutura. Excelente para este gaspacho alternativo. Preço: 8 euros.


 

GASPACHO ANDALUZ
Dorina Lindemann Reserva Alentejo branco 2018 (14%) | Quinta da Plansel
Classificação: 17 valores

Viosinho (50%) e Gouveio (50%). Cor amarela dourada, nariz de malmequeres e perpétuas secas. Boca a um tempo fresca e vigorosa, evolui vagarosa, terminando fina e elegante, com notas de noz-moscada e pimenta branca. Brilhante com o gaspacho. Preço: 8,90 euros.


 

BERINGELA FRITA COM COENTROS
Scancio Selection Unfiltered Alentejo branco 2019 (13%) | Rodrigues Santanita
Classificação: 16,5 valores

Verdelho e Arinto. Estágio de 3 meses em barricas de carvalho francês, onde fez transformação maloláctica parcial. Como o nome indica, não foi sujeito a qualquer filtração. Cor amarelo forte, aromas tropicais e florais, na boca mostra-se cítrico no início, depois copioso com notas terrosas de cogumelos frescos. Acompanha com brilho a iguaria que propomos. Preço: 12 euros.


SALADA TÉPIDA DE PINHÕES E ALCACHOFRAS
Pombo Bravo Síria Beira Interior branco 2019 | Casa Agrícola Cova da Raposa
Classificação: 17,5 valores

100% Síria, enologia brilhante de Patrícia Santos. Exuberante no contacto frutado inicial, conta com uma acidez de truz e sobretudo frescura mineral. Boca copiosa, caminha harmonioso em bloco até ao final, que é longo. Vai dar-se bem com a dualidade dos elementos do prato. Preço: 4,5 euros


 

ESPINAFRES GRATINADOS COM CAJU
Casa da Carvalha Dão rosé 2019 (13%) | Tomaz Andrade Rocha
Classificação: 18 valores

Jaen (75%) e Alfrocheiro (25%). Aromas de romã fresca, mirtilos e raspa de toranja. A boca mostra tonalidades terra inesperadas, impressões de cogumelos frescos e tomate maduro. Final longo e complexo. Ligação brilhante com gratinados como o que propomos. Preço: 7 euros.


 

SALADA DE TOMATE E MOZZARELLA COM POEJO
Boina Douro branco 2019 (12,5%) | M. Vaz e O. Ferreira
Classificação: 16,5 valores

Cor amarelo dourado. Aromas cítricos pronunciados, complementados por notas florais suaves, a orlar um ambiente fresco de prova. Excelente ligação com tomate cru, agiganta-se com a presença do queijo e do poejo. Preço: 9,90 euros.


 

FIGOS PINGO DE MEL CONFITADOS
Pedro Milanos Douro branco 2019 (13%) | Luísa Valente
Classificação: 16,5 valores

Um caso muito sério de consistência e coerência. Malvasia Fina, Viosinho, Rabigato e Códega, composição vezeira no Douro mas aqui com o toque especial da Quinta Senhora da Graça, onde a amplitude térmica permite maturações ótimas. Preço: 7,5 euros.


RAIZ DE NABO COM MEL E TORANJA
Aveleda Parcela do Convento Verde branco 2018 (13%) | Aveleda
Classificação: 18 valores

100% Loureiro. Fermentação e estágio 9 meses em inox, com battonage semanal. Estágio de 9 meses em garrafa. Cor palha citrino. Aromas mistos e ricos de pistácio, flor de laranjeira e mel de urze. Boca poderosa, balanço acidez/corpo capaz de deitar um muro abaixo, mas taninos muito finos, apesar da virilidade do conjunto. Preço: 20 euros.


TAJINE DE CUSCUZ E TÂMARAS
Da Cuquinha Escolha Loureiro Verde branco 2019 (12%) | Casa da Cuca
Classificação: 17 valores

Cor amarelo dourado, aromas de flores do campo e hortelã, ponteados por ameixa branca madura. Na boca damos com uma pela simbiose feliz entre acidez e estrutura, tornando o vinho a um tempo fresco e viril. Desempenho muito bom com este prato. Preço: 4,5 euros.


ARROZ DE FAVAS E HORTELÃ DA RIBEIRA
Monólogo Sauvignon Blanc Minho branco 2019 (13%) | A&
Classificação: 17 valores

Amarelo dourado na cor, aromas de rama de tomate e vagens verdes de ervilhas. A boca é salina em todas as fases da prova e mostra-se cítrico, frescura bem construída. Longo na boca e sempre elegante, é um título a reter pelos amantes da casta. Irá muito bem com esta composição da horta. Preço: 8 euros.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend