Cervejas caseiras e artesanais a concurso

Cervejaria Praxis, fábrica e museu da cerveja de Coimbra, (Maria João Gala/Global Imagens)
O HopSin, em Colares, e o Praxis, em Coimbra, são os brewpubs que este ano recebem o Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais.

Dias 8 e 14 de novembro, o júri vai reunir para provar e escolher as melhores cervejas feitas em casa. Depois, as portas abrem ao público – este ano limitado – para almoço cervejeiro (até 15 pessoas, por inscrição prévia). Em Coimbra, dia 14, haverá também visita às instalações da cerveja Praxis (15h-16h) e um quiz (16h-17h), com oferta de cervejas Praxis aos vencedores.

Entre a primeira edição e esta, a oitava, muito mudou no mundo cervejeiro português. Se a primeira, em 2008, contou com 17 inscritos, este ano ultrapassou os cem. “No primeiro não havia ainda massa crítica”, explica Bruno Aquino, ligado ao concurso desde a edição inicial e autor do livro “Uma Viagem Pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa”. Em 2008, “foi organizado pelo Fernando Gonçalves. Ele tinha a loja da cerveja caseira, onde as pessoas iam comprar produtos para fazer cerveja em casa. Achámos que havia pessoas suficientes e a ideia foi dinamizar a comunidade homebrewing, chamar a atenção para o hobby e mais pessoas para o meio”, conta.

Nessa altura, não havia ainda marcas portuguesas artesanais – a Sovina nasceu em 2011 – nem muitos bares onde beber cervejas importadas. Cenário diferente de hoje. O concurso – de cervejas originais produzidas em casa – já ajudou “a dar a conhecer cervejeiros que desenvolveram os seus próprios negócios”, como são exemplos Rui Bento, cervejeiro na Bolina, e Sérgio Pardal, dono e cervejeiro na HopSin, Stefan Hunold, dono e cervejeiro da Mania, e João Brazão, do projeto Trevo da Caparica. Os vencedores poderão produzir as suas receitas premiadas numa fábrica reconhecida.

De recordar algumas vencedoras de anos anteriores que entraram para o mercado: a Trevo Frika, reproduzida na Trevo da Caparica, Rocha Negra, uma Irish Extra Stout elaborada na Marafada, a Amnesia Juniper Smokin, receita repercutida na Mean Sardine ou a Mag8, finalizada na Oitava Colina.

 

HopSin
Avenida do Atlântico 1, Sintra (Banzão, Colares)

Praxis
Rua António Gonçalves lote 28/29, Coimbra (Santa Clara).

Inscrições para almoço: [email protected] (até dia 7 de novembro)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend