5 rodas-gigantes para andar na época de Natal

Nasceram nos Estados Unidos da América, marcando sobretudo a paisagem de muitos parques de diversão, e é seguro dizer que se estão a tornar uma tendência no que a diversões de Natal diz respeito. Saiba aqui onde se pode andar de roda-gigante nesta altura do ano.

Pelo menos desde o século XVII que é possível subir e descer naquilo a que se pode chamar roda-gigante. Quando esta diversão surgiu era um aparelho primitivo face aos atuais, mecânico, e era girado por força de braços. Foi já no século XIX, mais concretamente em 1863, que se conheceu a primeira estrutura mais parecida com as que conhecemos, a chamada Roda de Ferris, em homenagem ao seu criador, George Washington Gale Ferris, Jr., que era construtor de pontes Pittsburgh, Pennsylvania, nos EUA.

A roda-gigante que desenhou abriu ao público na Exposição Universal de Chicago, no Estado do Illinois, em 1893 e tinha 80,4 metros de altura, dimensões nada deixadas ao acaso quando o objetivo era tentar rivalizar com os 324 metros da Torre Eiffel, peça central da Exposição Universal de 1889 realizada em Paris, França.

Hoje, por toda a Europa, é comum encontrar estas diversões em feiras, eventos festivos e parques de diversão, com caráter temporário ou não. E em Portugal, pode dizer-se que não há evento de Natal que não faça questão de ter uma, como chamariz de visitantes, sobretudo crianças. Percorra a fotogaleria para conhecer 5 localidades onde pode andar de roda-gigante este Natal, e nalguns casos até janeiro.

 

Leia também:

11 pistas de gelo para patinar no Porto e Norte
42 pistas de gelo para patinar de norte a sul do país
Lisboa: 7 programas para um fim de semana natalício




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend