Carnaval: fazer máscaras em Lisboa e Aveiro

O Carnaval está a chegar. Oportunidade para as crianças aprenderem mais sobre a história da ‘máscara’, explorando e tema e criando, elas próprias, máscaras. A Evasões sugere dois workshops, um em Aveiro e outro em Lisboa.

Em Lisboa, o Museu do Oriente vai animar as manhãs dos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março com a oficina de carnaval «O Papel do Palhaço na Ópera Chinesa», iniciativa que tem como ponto de partida as suas coleções.

As crianças vão ficar a conhecer as várias facetas desta personagem fundamental da Ópera de Pequim, o seu vestuário, a sua maquilhagem e o que as torna tão peculiares. Depois de explorarem o museu e, em particular, o tema da Ópera Chinesa, vão retratar o palhaço numa oficina, utilizando diferentes técnicas e suportes.

Também em Aveiro, mas já no próximo dia 18 de fevereiro, os mais pequenos vão poder construir máscaras. A iniciativa «Mascaras de Carnaval em Barro» é da Biblioteca Municipal.

Durante a manhã, as crianças utilizarão aquele material para fazer piratas, borboletas, super-heróis, ou aquilo que quiserem encarnar no dia de carnaval. Depois de moldar e pintar o barro, vão levá-lo ao forno para cozer. A oficina é orientada por Ninoska, do atelier Canteiro d’Imagens.


Biblioteca Municipal de Aveiro
Dr. Jaime Magalhães Lima, Aveiro
18 de fevereiro das 10h30 às 12h30
Inscrições: biblioteca@cm-aveiro.pt
Público-alvo: 3 aos 15 anos
Preço: 6 euros

Museu do Oriente
27 de fevereiro a 1 de março, das 09h30 às 12h30
Inscrições: museudooriente.pt
Público-alvo: 7 aos 12 anos
Preço: 12 euros



CONTEÚDO PATROCINADO