Uma alfarrabista na baixa do Porto

Abriu há poucos meses, tem um nome assim tão simples – Gostar de Ler – a livraria de livros usados que fica numa «rua com alma» no coração da cidade.

Lurdes Paiva, 42 anos, trabalhou uma vintena de anos «numa das maiores livrarias do país», quatro pisos atulhados de livros, de maneira que é com humildade que apresenta a sua Gostar de Ler. Tem pouca coisa ainda, ressalva a alfarrabista natural de Esmoriz que o meio conhece como “Lurdinhas” ou “menina Lurdes”. Sobretudo «literatura portuguesa e algumas traduções, com destaque para autores russos». Mas o acervo de uma livraria com estas características, explica, é para se ir fazendo.

Dentro da literatura, há obras do «realismo, do neorrealismo e do modernismo».

De Agustina Bessa-Luís, José Cardoso Pires, Ramalho Ortigão e Manuel Mendes, Lurdes tem mais referências, mas na Gostar de Ler também é possível encontar livros de escritores como José Saramago, José Gomes Ferreira, David Mourão-Ferreira, Maria Velho da Costa, Eugénio de Andrade, Virgílio Ferreira ou Ruben A., António Lobo Antunes ou Alves Redol. Bem como revistas várias e publicações de ilustração, por exemplo de Stuart Carvalhais.

«A verdadeira paixão» de Lurdes é, contudo, «o livro antigo». Lá chegará a alfarrabista que encontrou na Mártires da Liberdade «uma rua com alma, onde as pessoas ainda se cumprimentam». Livros raros? Ainda não tem, mas o objetivo é esse, «é crescer».

«O mais invulgar que tenho é da Judith Teixeira, uma escritora dos anos 20 que foi retirada do mercado por ordem do regime: “Decadência”, “Nua”, “Castelo de Sombras”… tudo obras que foram queimadas e das quais há hoje poucos exemplares a circular».

Pela livraria, que decorou com as próprias mãos, estão espalhados objetos que espelham «uma paixão por tudo o que é mecânico» e que são naturais para quem se distinguiu a «fazer montras com objetos em 1997».

Lurdes não gosta de pensar na Gostar de Ler como uma loja e fala antes numa sala de estar, onde quer «que as pessoas se sintam em casa» e pretende assinalar datas importantes e divulgar, sempre que e como puder, livros e autores.


Gostar de Ler

Rua Mártires da Liberdade, 120, 4050-359 Porto
Tel: 220982433
Horário: De segunda a sexta, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00; sábado, das 9h00 às 13h00; fecha domingo.
Preços: Livros a partir de 4 euros e revistas a partir de 8



CONTEÚDO PATROCINADO