Sabores de Itália em Leça da Palmeira

É uma receita própria de um português casado com uma napolitana e que recriou a textura italiana no restaurante Don Pizzi.

Podia ser a verdadeira pizza napolitana, mas não é. Só não é porque Pedro Pereira, casado com uma filha de Nápoles e um dos sócios da Don Pizzi, que abriu no início do ano em Leça da Palmeira, a adaptou ao seu gosto. A sua pizza fica «a meio caminho entre a tradicional [italiana], crocante e fininha, e a napolitana, que é tostada e mole».

O pão é feito com a farinha napolitana Caputo e a pizza é preparada num balcão aberto para a sala de refeições, antes de ir a cozer, durante 3 minutos, num dos dois fornos a lenha. Quando o chef está inspirado, é ver as pizzas voarem pelo ar.
Entre as várias opções, destaque para a Diavola, com salame picante de Nápoles, a Regina – presunto, cogumelos e rúcula – e a que leva Bresaola – outro enchido italiano – e rúcula.

Para além das pizzas, Pedro e o sócio Eduardo Silva, que explora a vizinha Piscina das Marés e desafiou o «napolitano de coração» para esta aventura umas ruas acima, também há risottos e pastas. O chef está habilitado a fazer massa fresca e pode fazer qualquer pasta no momento, bem outros pratos que não estejam na lista, exemplo de um risotto de lavagante. A comida demora mais um bocadinho a chegar à mesa o preço da refeição sobe, mas não é em qualquer lado que se encontra esta possibilidade.

Pedro viveu em Nápoles durante 18 anos, fez trabalhos sazonais no norte de Itália e trabalhou em Londres, onde ia a casa das pessoas com uma máquina de fazer pasta. No Don Pizzi, um espaço com decoração simples e onde o principal é a vista para o tal balcão onde trabalha o pizzaiolo, propõe «uma comida italiana muito simples», feita com «produtos que chegam frescos todos os dias». Exceto as hortícolas, «vem tudo de Itália», afiança. Pedro e Eduardo também servem especialidades daquela cidade do sul de Itália, como o pagnottiello, um pão de pizza que leva fiambre, mozzarella de búfala, rúcula e tomate cereja, e que o ideal é pedir para quatro (como entrada, pelo menos), e a pizza frita recheada Nutella, uma bomba calórica que os lambareiros adoram.

A carta de bebidas ainda está a ser trabalhada, mas de Itália já inclui, por exemplo, a cerveja napolitana Nastro Azzurro.

 

Don Pizzi
Travessa Henrique Schreck, 284
Tel: 229942371
Horário: Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00; sábado e domingo, das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h00
Preço médio: 15 euros

 

 

 



CONTEÚDO PATROCINADO