Vem aí um novo jantar temático à mesa do RIB Beef & Wine

Na próxima quinta-feira, 20 de abril, no Porto, o chef Rui Martins aposta na origem da cozinha e dos produtos. A segunda edição do Meat You leva à mesa um menu único, que só poderá ser degustado por 12 participantes.

Um bacalhau com cura de sete dias mergulhado em jus de tutano ou vazia maturada a 60 dias, acompanhada de uma planta abundante mas raramente usada na culinária, os saramagos, facilmente colhidos em terrenos baldios ou beiras de estrada. «Ou se ama ou se odeia», esclarece o chef Rui Martins durante a primeira edição do Meat You, a sua nova aventura no RIB Beef & Wine do Porto. Trata-se de um jantar mensal temático que convida 12 estranhos ou conhecidos a embarcarem numa experiência única de 12 pratos, sob um tema que muda a cada edição.

O primeiro jantar, realizado em março, levou à mesa sabores arriscados e testou o palato e os sentidos dos participantes. Afinal, o risco era a temática. A segunda edição tem data marcada para a próxima quinta-feira, 20 de abril, e prepara uma nova experiência com pratos ligados à mais um tema: a origem. Sem revelar muitos pormenores, até porque alguns pratos «ainda estão a ser finalizados», o chef antevê uma viagem pelas origens da cozinha. «Estamos a esquecer tudo para voltarmos àquilo que éramos. O terroir, a identidade, quem somos, onde estamos e para onde vamos», explica. O nabo ou a morcela são alguns dos produtos que poderão ser provados na sua essência.

Entre as duas edições, Rui Martins, que venceu o título de Chefe Cozinheiro do Ano em 2016, usufruiu do seu prémio na Catalunha – um estágio no El Celler de Can Roca, terceiro classificado do prestigiado ranking do The World’s 50 Best Restaurants. A «experiência avassaladora e enriquecedora» consolidou a ideia que já nutria, a de que os produtores «são os melhores aliados» de um chef. A conclusão é simples: «Deixar os rococós e apostar nos melhores produtos». A teoria passa à prática já no próximo Meat You.

Sendo que apenas 12 pessoas poderão sentar-se à mesa do chef no RIB Beef & Wine, recomenda-se que a reserva, obrigatória neste caso, seja feita antecipadamente. O jantar custa 80 euros por pessoa com bebidas incluídas, uma emparelhamento com vinhos, selecionados para uma combinação ideal com cada etapa da refeição.



CONTEÚDO PATROCINADO