Ljubomir Stanisic assume novo desafio na Comporta

(Fotografia de Rui Oliveira/GI)
Liberto da televisão, que lhe trouxe fama mas também muito desassossego, Ljubomir Stanisic encontrou tempo para abraçar um novo projeto de restauração. Desta vez como consultor do Sem Porta, no hotel Sublime Comporta.

Nem tudo o que luz é ouro. E nem toda a exposição mediática compensa. Ljubomir Stanisic é hoje, graças a Pesadelo na Cozinha, transmitido pela TVI, uma figura conhecida de todos a nível nacional — embora não tivesse sido esta a sua primeira incursão televisiva —, mas, em contrapartida, a sua vida, inclusive a pessoal, esteve debaixo de escrutínio — para o bem e para o mal.

Habituado a desafios, o chef jugoslavo há muito radicado entre nós, encerrou essa etapa, mas não parou quieto. A par dos seus restaurantes 100 Maneiras, em Lisboa, e da consultoria gastronómica que assegura no Six Senses Douro Valley, entre a Régua e Lamego, acaba de anunciar que acumulou as funções de chef consultor do restaurante Sem Porta, no hotel Sublime Comporta.

Esta zona costeira não é estranha a Ljubo, como gosta de ser tratado, pois, pelo segundo ano consecutivo, ele fez parte da organização de uma festa, a MEL, numa herdade da Comporta, mas a partir de agora o compromisso e a regularidade são outros. O Sem Porta surge na vez do antigo Celeiro e, ainda sem desvendar tudo, o chef promete, mais do que apenas privilegiar os produtos locais e os sabores regionais, uma homenagem sentida ao Alentejo naquilo que ele tem de melhor — a começar nas tradições.

Sem descartar a preocupação com a sustentabilidade. Good food for a good cause (boa comida para uma boa causa) é a premissa da equipa formada por Ljubo, que no dia a dia será comandada pelo iraniano-dinamarquês Salar Kayhan, daí a atenção a detalhes como a origem e a sazonalidade do que vai ser servido — e produzido, pois foi feita uma parceria com a Ervas Finas para criar um jardim gastronómico na propriedade, onde está aliás prevista a colocação de uma espécie de mesa do chef, nos meses de verão, com apenas 12 lugares e menu de degustação.

Do que já se sabe, da carta geral fazem parte múltiplas variações em torno do arroz (como um que leva peixe e marisco), ingrediente incontornável na região, mas igualmente uma cabeça de xara com picles caseiros e mousse de coentros, um polvo picante com pak-choi, migas de pão à lagareiro, hortelã da ribeira e caldo à Bulhão Pato ou ainda, no capítulo dos doces, um gelado de bolacha maria com espuma de queijo de Niza e doce de morangos.

Claro que as bebidas não poderiam ficar de fora, afinal Ljubo já lhes dedicou um livro inteiro, por isso a sua equipa de bartenders, liderada por Jorge Camilo e Daniel Zamith, criou uma lista de cocktails com cerca de 17 referências — inclusive sem álcool. Está dada a partida.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
EN 261-1, Muda, CCI 3954, Grândola
Telefone
269449376


GPS
Latitude : 38.2807346
Longitude : -8.698191299999962


CONTEÚDO PATROCINADO