Arouca recebe dia 24 o Ultra Trail da serra da Freita

Considerada a prova rainha do trail running em Portugal, o Ultra Trail da Serra da Freita volta a desafiar os atletas com distâncias para todos os tipos de praticantes.

Corria o ano de 2006, quando a Serra da Freita, em Arouca, recebeu aquela que viria a ficar para a história como a primeira prova de trail running alguma vez realizada em Portugal. Sim, já havia corridas de montanha, quase sempre por caminhos de terra e estradões, e, claro, os famosos crosses, mas trail running, como hoje é conhecido, foi aqui que nasceu, pela mão (ou antes o pé) de alguns visionários, tão apaixonados pela montanha como pela corrida.

A primeira edição do Ultra Trail da Serra da Freita contou com uma corrida de 50 km, uma distância pouco habitual para a época, em especial quando se têm tiver em conta os equipamentos básicos de então, como as sapatilhas de estrada com que quase todos os participantes se aventuraram por estes trilhos inóspitos. Muito mudou desde então, o trail running é hoje um desporto em franca ascensão, com cada vez mais praticantes e uma oferta de provas impensável há apenas 10 anos.

Quanto à “Freita”, como esta prova é simplesmente conhecida, continua igual a si própria, desafiante e temível. E é por isso que, ano após ano, continua a atrair tantos atletas, dos mais experientes aos iniciantes, para participarem numa das quatro distâncias disponíveis: 100, 65 ou 28 km e ainda uma caminhada de 12 km. É já no próximo dia 24 de junho, quem se atreve?

Leia também:

Viseu: terra de lagos, spa, termas e praias fluviais
Rota Vicentina está entre as seis mais bonitas do mundo
Lousã: passear entre casas brasonadas e aldeias de xisto



CONTEÚDO PATROCINADO