A vila da Ericeira é a capital dos icónicos dois cavalos

Ericeira Encontro Citroën CV2
A Ericeira acolhe quase dois mil veículos Cintroën 2 Cavalos e respetivos condudores até segunda-feira. (Fotografia: Lília Gomes).
Até ao final deste mês, a Ericeira, geralmente associada ao surf, vai ser invadida por quase dois mil Citroën 2 Cavalos, vindos de perto e de longe, de Portugal à Nova Zelândia.

Passados trinta anos, o Encontro Mundial dos Amigos 2CV regressa a Portugal, mais exatamente à Ericeira, para aquela que é a sua 22ª edição. Até à próxima segunda-feira, carros e participantes estão juntos no Ericeira Camping e não vão certamente passar despercebidos.

Estes encontros realizam-se de dois em dois anos, desde 1975, e juntam colecionadores deste modelo icónico do século XX vindos de todo o mundo. Ao longo dos anos, os encontros cresceram, de apenas trezentas participações até às mais de 7 mil, numa edição no país de origem, em 2011. França é aliás, também nesta edição, recordista em número de participantes. Desde dia 15 de julho, muitos andam de viagem pelo país numa volta a Portugal ou em raid por terra batida, mas é na região de Mafra/Ericeira que se juntam agora para partilhar esta paixão com um programa que inclui desde concursos de montagem e desmontagem até à criação de museu temporário que todos podem visitar no Palácio Nacional de Mafra.

O encontro é dedicado aos donos e acompanhantes (visitantes pagam 10 euros/dia), mas quem gosta do Citroën 2CV vai poder deliciar-se com o desfile de vários modelos que refletem a evolução e alterações que o modelo foi tendo ao longo de mais de quarenta anos.

O QUE HÁ PARA VER

»Demonstração de Pop Cross
Corridas em terra batida numa pista desenhada de propósito em Ribeira d’Ilhas. A Super Final acontece no sábado (29 julho) às 16h00.

»Museu 2CV no Palácio Nacional de Mafra
Alguns carros especiais e mais de mil peças de coleção podem ser vistos no Claustro Sul do Palácio. A entrada é gratuita. Todos os dias.

»Feira da Ladra
Todas as manhãs, uma feira só com peças e objetos relacionados com os 2CV.

»Concurso de desmontagem e montagem
Domingo, 30 julho, às 17h00, no recinto do Ericeira Camping.

»2CV Parade
Domingo, 30 julho, às 10h00
Passeio em caravana a Mafra, com a presença dos carros em frente ao Palácio Nacional.

»Atividades para as crianças
Construções na areia, insufláveis, concursos de desenho. Todos os dias, junto à Avenida Pierrre Boulanger.

» Fins de tarde e noites
Música e apresentações no palco principal do evento

 

Leia também:

5 road trips perfeitas para fazer durante o verão
Torres Vedras: um destino às portas da Grande Lisboa
Uma road trip entre Cascais a Peniche num clássico de 1962



CONTEÚDO PATROCINADO