Braga: Os romanos estão de volta ao coração do Minho

Até domingo, dia 27, decorre a XV edição da Braga Romana, uma recriação histórica dos primeiros tempos de domínio romano na cidade. Há música de época, petiscos e mais de 200 espetáculos.

Por estes dias a cidade veste-se a rigor e volta a denominar-se de Bracara Augusta. Até domingo as ruas e praças de Braga são palco dos afazeres diários de uma cidade romana. Há espaço para um mercado típico, com artesãos e mercadores, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto alguns dos ofícios que se praticavam na época, como o de ferreiro, marceneiro, curtidor de peles, oleiro e até o de médico.

Na zona das tabernas não faltam petiscos, simples ou mais elaborados, de inspiração ou mesmo receita romana, como o Garum (um molho de peixe que temperava a comida diária dos romanos).

Além da animação de rua, na programação constam ainda visitas guiadas por vários sítios arqueológicos, aulas de latim, grego e filosofia na Casa Romana, instalada no Largo S. João do Souto.

Já no Largo do Paço está estacionado o acampamento romano, onde também são organizadas visitas todos os dias, com encenações de exercícios e técnicas de combate.

Por toda a cidade decorrem ao longo do dia espetáculos de dança, teatro, fogo e combates de gladiadores. Mas uma das maiores atrações acontece no domingo, a recriação de um casamento romano. Nesse dia também é encenado um funeral típico da época, e no sábado, decorre um batizado romano, a grande novidade da edição deste ano.

A programação completa e respetivos lugares podem ser consultados na página do evento.

Leia também:

6 pastelarias para um lanche guloso em Braga
Braga: 10 restaurantes a não perder na cidade minhota
A «melhor francesinha do mundo» está em Braga




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend