Receitas para um São João sem sardinhas

João Ribeiro, chef do restaurante Goela. (Leonel de Castro/Global Imagens)
Salada de chouriço, sandes de cachaço e triffle de pimentos são pratos cheios de sabor de época e bons complementos (ou alternativas) à sardinhada. Siga as receitas do chef João Ribeiro, do Goela, no Porto, para criar um jantar de festa memorável.

SALADA DE CHOURIÇO

Ingredientes
. Folhas de acelga
. Rúcula
. Tomate
. Mistura de alfaces
. Manjericão/hortelã
. Cebolete/cebola nova
. 1 chouriço
. Broa de milho

Preparação
Grelhar o cebolete/cebola nova, reservar. Cortar o chouriço e a broa em cubos e saltear até ficarem crocantes, reservar. Cortar os tomates em pedaços, temperar com sal e reservar. Numa taça, misturar duas colheres de sopa de vinagre (à escolha), quatro colheres de sopa de azeite, manjericão picado, o suco do tomate e um dente de alho raspado, envolver. Envolver as folhas com o cebolete/cebola, em tiras, os croutons de chouriço e broa, o tomate e o vinagrete.

SANDOCHA DE CACHAÇO COM COLESLAW

Ingredientes
. Cachaço de porco
. Alho
. Louro
. Pimentão
. Molho de ostra
. Limão
. Gengibre
. Vinagre de vinho tinto
. Couve-branca
. Cebola-roxa
. Pera
. Maionese
. Folhas de funcho
. Pão de água

Preparação
Fatiar o cachaço de porco e temperar com sal, pimenta, gengibre, alho, louro, massa de pimentão, molho de ostra, sumo e raspa de limão. Deixar repousar, no mínimo, uma hora. Laminar a cebola roxa e temperar com sal e vinagre, reservar. Laminar a couve branca e temperar com um pouco de sal, reservar. Descascar e laminar uma pera, envolver com a cebola (escorrida), a couve, duas colheres de sopa de maionese e o funcho picado. Retificar temperos (eu gosto de colocar bastante pimenta e vinagre).Grelhar as fêveras de cachaço. (Opcional: grelhar levemente o interior do pão). Colocar tudo no pão e já está.

TRIFFLE DE PIMENTOS

Ingredientes
. 2 pimentos vermelhos assados e descascados
. 4 colheres de sopa de açúcar
. 1 cálice de vinho do Porto
. 200 g de requeijão
. 200 g de mascarpone
. 50 g açúcar mascavado
. 1 pacote de bolachas de aveia, levemente triturada

Preparação
Desfazer os pimentos e colocar num tacho com o porto e o açúcar, deixar cozinhar até que o líquido reduza e consiga fazer “ponto estrada”. Reservar até arrefecer. Bater o requeijão com o açúcar até este dissolver. Envolver o mascarpone sem bater em demasia. Reservar. Numa taça ou prato, intercalar bolacha, compota de pimentos e mistura de requeijão. Servir bem frio.

O chef João Ribeiro
Natural de Santa Maria da Feira, João Ribeiro começou a festejar “a sério” o São João quando já tinha idade para sair e passar a noite fora. “Em miúdo, passava com os meus pais. Comíamos umas sardinhas, mas era uma coisa muito caseira”, conta. Depois, com os amigos, começou a explorar o Porto, todos os anos um percurso diferente. Mas o ritual é sempre o mesmo. “Começa às sete da tarde, com um jantar de amigos e termina às sete da manhã”. Durante a noite, “lançar balões”, quando é permitido, “parar em tasquinhas para beber cerveja e dançar com as velhinhas nos bailaricos, é obrigatório”, diz. Este ano, provavelmente vai fazer uma festa mais caseira. E para a celebração, partilhou com a Evasões uma refeição completa, inspirada na época festiva. Sem sardinhas, porque ele é “mais fêveras”.

O chef passou por vários restaurantes que tinham como principal destaque as carnes grelhadas – o Terminal 4450 e o Muu Steakhouse. No seu atual projeto, o takeaway Goela, os horizontes são mais amplos e o chef explora muitos sabores, nacionais e internacionais, para criar pratos de “comida de conforto” para se comer em casa.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend