De Lagos a Porches, há novos lugares para comer, comprar e dormir neste inverno

Lagos, cidade associada aos Descobrimentos, soma cada vez mais novidades, com destaque para a gastronomia à base dos produtos locais e com selo Michelin. E em Porches (Lagoa) há um novo resort que recebe bem todo o ano.

Eternamente ligada à epopeia da expansão marítima portuguesa – berço de Gil Eanes, o herói do Cabo Bojador, e porto de saída das caravelas do Infante D. Henrique -, Lagos transporta sempre os visitantes para espaços e tempos de descoberta. Nestes soalheiros dias de inverno, consegue-se percorrer as ruas sem multidão, apreciar mais calmamente as casas brancas, as curiosas chaminés e ouvir o grasnar das gaivotas. Sentir o pulsar da vida no centro.

“Em Lagos há uma dinâmica diferente da de outras localidades do Algarve, porque existe uma grande população estrangeira residente e muitos nómadas digitais com poder de compra e que gostam de descobrir conceitos novos”, opina Maria Lemos, empenhada neste desenvolvimento turístico. Lisboeta de nascença, passou também por Macau e pelos Estados Unidos antes de assentar em Lagos há mais de uma década com a sua empresa de turismo gastronómico Eat. Drink. Discover.

“Trabalhei com o Turismo de Portugal no desenvolvimento de projetos de turismo sustentável e também já organizei eventos gastronómicos no Algarve”, continua. No verão passado, enquanto passava com um grupo de turistas no centro histórico, deparou-se com o espaço de “um antigo restaurante holandês” para arrendar, falou com o proprietário e decidiu abrir o restaurante TRAVIA. O termo significa, entre outras coisas, “desorientar-se”, mas batiza um projeto rumo a bom porto.

Neste que “é um dos mais antigos edifícios do centro histórico” de Lagos e onde funcionou a Casa Havaneza Republicana – livraria/cervejaria palco de debates e tertúlias – encontra-se hoje um espaço sóbrio e moderno, com uma cozinha de produto local, sazonal e “biológico sempre que possível”. Rafael, de 25 anos, é um talentoso cozinheiro e a carta renova-se a cada três semanas. Ostras da ria de Alvor e cogumelo ostra com couve-flor assada são algumas das opções.

Cogumelo ostra com couve-flor assada é um dos pratos da carta. Fotografia de Leonardo Negrão/GI).

Casando os produtos algarvios com sabores do Médio Oriente, a carta propõe também cavala fumada com tabouleh (salada de bulgur, pepino, limão, coentros, salsa e menta); cenoura com labneh (iogurte escorrido) e pistachio; beringela e dukkah (mistura de frutos secos libanesa) e bochecha de porco com rábano picante, beterraba, halloumi e bulgur, por exemplo. Do bar saem apenas vinhos naturais e orgânicos, alguns deles “fora da caixa” e disponíveis a copo.

Continuando a (re)descoberta do centro a pé, vale a pena passar pela estreita rua António Barbosa Viana, hoje mais dinâmica graças à fixação de vários restaurantes. Foi ali também que a ceramista Helena Correia e o ex-jornalista Nuno Couto apostaram na abertura da TAMAR, cumprindo o sonho de terem uma loja própria. Mas mais do que isso, esta é uma montra de quem se dedica ao artesanato, arte e moda com criatividade e bom gosto, do Algarve aos Açores.

Mantas e peças de roupa feitas com lã, algodão e burel; malas de junco; colares, anéis e acessórios; cerâmica e porcelanas de diferentes técnicas e materiais; presépios; esculturas e objetos decorativos como peixes construídos com materiais reciclados misturam-se num colorido mosaico. A parede mais bonita da loja é uma estante de madeira com esculturas, mas também há um premiado elefante gigante feito com arame de galinheiro e cavalos restaurados, para decorar a casa.

A Tamar vende peças de artesanato, moda e arte. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)


+ Visitar o renovado Museu de Lagos

Originário, literalmente, de pequenas lagoas ricas em pescado e bivalves que favoreceram a fixação de fenícios, gregos e cartagineses, o território de Lagos foi disputado também por romanos, mouros e portugueses até passar para a Coroa em 1249, no reinado de D. Afonso III. A sua história, que se funde com a do próprio Algarve, é narrada no Museu de Lagos Dr. José Formosinho (reconhecido arqueólogo), reaberto ao público após quatro anos de obras. Além do novo aspeto físico foi criada uma exposição de longa duração, complementar à do espólio já dedicado à arqueologia, arte sacra, história do concelho, etnografia algarvia, pintura, numismática, mineralogia e etnografia ultramarina. A Igreja de Santo António, considerada uma “joia da talha dourada barroca”, também integra o museu, cuja visita pode ser um bom programa a dois ou em família, em dias menos soalheiros.


+ Marcar mesa no novo Michelin Al Sud

Esta pode ser uma boa altura para reservar mesa no Al Sud, um dos cinco novos restaurantes portugueses vencedores de uma estrela no Guia Michelin 2022. Instalado no resort Palmares Ocean Living & Golf, com vista para a baía de Lagos e o estuário de Alvor, o restaurante do chef Louis Anjos (ex-Bon Bon) só tem 24 lugares e afirma-se como um espaço “elegante e intimista”. A cozinha de Louis Anjos assenta nos produtos locais, como o peixe e marisco da costa e a carne e os legumes da serra. Segundo a página online do Al Sud, o espaço “encontra-se encerrado com data de reabertura prevista para fevereiro”.


Lagoa

PORCHES A Amazing Evolution abriu o White Shell Beach Villas em julho, preparado para funcionar durante todo o ano. No inverno, troca-se a praia pela piscina aquecida.

Nos dias em que a temperatura do ar pode não convidar a mergulhar na piscina exterior do WHITE SHELL, a piscina interior faz jus ao nome deste eco-resort em Porches, acolhendo os hóspedes numa espécie de concha (shell) envidraçada e aquecida. Em matéria de bem-estar, o edifício está também equipado com hidromassagem, banho turco, sala de fitness e duas salas de massagens, para que nada falte aos hóspedes, seja inverno ou outra estação.

As 55 villas de tipologias T1 a T3 distribuem-se em redor da piscina, rodeadas de limoeiros, alfarrobeiras, oliveiras, romãzeiras e um arranjo paisagístico amigo do meio-ambiente. Todas têm apartamentos totalmente equipados: cozinha com eletrodomésticos Smeg, televisão na sala, internet sem-fios, ar-condicionado, amenidades pessoais de casa-de banho e uma decoração minimalista com detalhes de cor da artista Anna Westerlund.

Quem quiser exercitar-se na natureza pode pedalar e caminhar num trilho circular e treinar padel e ténis. No restaurante ao lado da receção são asseguradas todas as refeições, do pequeno-almoço ao jantar, com uma carta criada pelo chef Henrique Sá Pessoa. Entre as propostas há gambas salteadas, bacalhau com puré de grão e tomate confitado, magret de pato com puré de aipo, salada de agrião, beterraba e molho bernaise e várias sobremesas.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend