Albufeira e Olhos de Água: há verão para lá das praias e dos bares

Doçaria conventual, um resort para famílias e pizas contemporâneas são três dos atributos desta zona do Algarve.

Maria Encarnação, de 72 anos e estatura frágil, surge de avental ao fundo da sala da casa de chá e aproxima-se do vidro para se fazer ouvir sobre a máscara que lhe cobre o rosto. É assim desde que a pandemia a obrigou a encerrar ao público o estabelecimento onde fabrica e vende os doces conventuais e regionais, na QUINTA DO AVÓS, em Algoz. Mas não se atrapalhou: para continuar o negócio a vender para fora, cobriu o espaço entre as montras com madeira e deixou aberturas estreitas para passar as encomendas e o dinheiro aos clientes, não vá o Diabo do vírus tecê-las.

Quem é da região já conhece os predicados desta doçaria; quem não é deve adicionar a morada aos favoritos do GPS. Apesar de mal se verem atrás dos vidros, os bolos surgem num écrã com fotografias e respetivos preços e facilmente provocam água na boca. Há D. Rodrigo, beijinhos de freira, tarte de alfarroba, morgado de silves, figuras de amêndoa, gargantas de freira e bolas de ovo, entre muitos outros. Encarnação já anda nisto há “30 e tal anos” e conta com a ajuda de uma rapariga para fazer também licores, doces, compotas e queijo de figo (um bolo em forma de queijo grande feito com figo e amêndoa em camadas). Há 13 anos, conquistou reconhecimento num congresso gastronómico com o prémio de melhor artesã alimentar tradicional da Europa.

Já o filho André Gonçalves, de 33 anos, aliou-se ao amigo Ruben Pires e decidiu trocar a arquitetura paisagista pelo projeto da MARAFADA, uma cerveja artesanal inspirada na expressão algarvia aplicada a quem tem uma “personalidade forte” ou, segundo o Dicionário Priberam, é “maroto” ou “travesso”. As primeiras garrafas chegaram ao mercado em 2015 e conquistaram logo adeptos. O primeiro estilo de cerveja que produziu com o amigo Ruben Pires na pequena fábrica na Quinta dos Avós foi a Indian Pale Ale, “muito intensa, amarga, com aromas tropicais”, conta André. Cinco anos e quase 50 mil litros depois, produzem mais três estilos de forma permanente (Algarve Pale Ale, feita com laranja; Stout e Witbier) e volta e meia colaboram com outras cervejeiras em edições especiais. Quem quiser receber as cervejas da marca e de outros seis microcervejeiros da região pode encomendar packs, através das redes sociais, para qualquer ponto do país.

 

Um resort onde não falta espaço

Ao fim de 28 anos de PINE CLIFFS RESORT, talvez já não seja tão impressionante o elevador que vence a altitude das escarpas entre o hotel e a Praia da Falésia. Mas este empreendimento de luxo, parcialmente renovado em 2016 e 2018, ilustra bem como o Algarve se reinventa a cada ano para continuar a merecer a escolha dos portugueses e estrangeiros nos períodos de férias. E em pandemia, ainda mais. A concessão de praia foi redesenhada para facilitar o distanciamento social e o restaurante MARÉ, em cima da praia, recebeu uma nova carta do chef Fábio Reis, só para citar duas novidades deste ano.

A maresia abre o apetite, e enquanto se olha o mar azul turquesa a enrolar-se na areia, o chef pode preparar amêijoas, camarão salteado, salada de polvo e grelhar uma dourada em carvão de casca de coco, posteriormente escalada e servida com batatas e salada. No copo há cocktails, sangrias e vinho. Tudo somado às sobremesas, estão reunidas condições para atirar o corpo para uma espreguiçadeira a tarde toda. Espaço é o que não falta, seja no areal quase privado, seja no relvado coberto pelos pinheiros mansos que explicam parte do nome Pine Cliffs Resort.

Os números ajudam em parte a perceber porque já foi eleito seis vezes o Melhor Resort para Famílias em Portugal, nos World Travel Awards. Tem 72 hectares (50 dos quais de espaços verdes), um hotel de 217 quartos, apartamentos e moradias de várias tipologias, 12 restaurantes e bares, oito piscinas, um parque infantil, campos de golfe e futebol, ginásio e um Serenity Spa com 13 salas de tratamento (uma delas com paredes forradas a folha de ouro e um candeeiro de cristais Swarowsky). Há tratamentos pensados para recuperar o corpo e mente no pós-confinamento e um que inclui esfoliação com flor de sal e areia, envolvimento do corpo em alfarroba e uma massagem com óleo de laranja.

Outro dos luxos possíveis em pandemia, neste espaço, é brindar à vida com um copo de champanhe Laurent Perrier no bar Mirador, que abre ao final da tarde e encerra ao pôr do sol. Já quem quiser evitar os bares e restaurantes, pode este ano ter experiências gastronómicas nos quartos/apartamentos e encomendar comida diretamente do hotel, a qual é entregue à porta em caixas amigas do ambiente. Ali tudo é pensado para antecipar as necessidades e desejos dos hóspedes, que este ano falam mais português do que inglês. A expectativa é que, aos poucos, os mercados turísticos principais regressem.

 

Piza contemporânea em Olhos de Água

Depois da steakhouse de carnes maturadas Manzo, André Reis decidiu abrir a FRATELLI – PIZZERIA POPOLARE, na mesma rua, mas mais perto da praia. A essência do projeto é napolitana e ganha forma pelas mãos do pizaiolo também napolitano Fabriccio Molnar. Um dos segredos é a confeção da massa, feita com um blend de farinhas italianas, e que cumpre uma fermentação de 24 horas, ficando alta e fofa em 90 segundos dentro do forno. As composições são originais e dão origem a pizas contemporâneas como a de mozzarella fior di latte, amêndoas, presunto de parma, gorgonzola, figos e manjericão. Na carta, por enquanto reduzida, encontram-se também uma trilogia de mini-pizas fritas montanara e clássicos como piza marguerita e lasanha de carne. Para beber, há uma maioria de vinhos italianos. A ideia é saborear a Itália mais autêntica possível.

 

EVASÕES RECOMENDA

FICAR

Pine Cliffs Resort
Pinhal do Concelho, Albufeira
Tel.: 289500100
Web: www.pinecliffs.com
Quarto duplo a partir de 300 euros/noite (inclui pequeno-almoço)

COMER

Maré
Pine Cliffs Resort
Web: www.pinecliffs.com
Todos os dias, 11h às 18h.
Preço médio: 40 euros

Fratelli – Pizzeria Popolare
Edifício Varandas do Mar, Loja A, Olhos de Água
Tel.: 289502217
Web: www.facebook.com/fratelli.net
Todos os dias, das 15h30 às 23h.
Preço médio: 20 euros

COMPRAR

Quinta dos Avós
Quinta dos Avós, Algoz (Silves)
Tel.: 967446296
Web: facebook.com/QuintadosAvos.pt
Todos os dias, das 14h às 20h.
Doces a partir de 1,45 euros.

Marafada
Quinta dos Avós, Algoz (Silves)
Tel.: 966089540
Web: facebook.com/cervejaartesanalmarafada
Todos os dias, das 14h às 20h.
Cerveja artesanal a 3 euros (garrafa).

 

Reportagem originalmente publicada na edição de 31 de julho de 2020 da revista Evasões.



Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend