Vem aí mais uma edição da BTL (com Coimbra, Açores e Aveiro em destaque)

Os Açores são o destino nacional convidado, na maior feira de turismo e viagens do país. (Fotografia de Artur Machado/GI)
A partir desta quarta-feira e até domingo, o maior evento de turismo do país volta à FIL, numa edição que cresce face a 2023. Na Bolsa de Turismo de Lisboa haverá conversas, apresentações, música, dança, gastronomia, prémios e oficinas.

Durante cinco dias, a maior feira de turismo e viagens do país volta a assentar arraiais na capital. De 28 de fevereiro a 3 de março – apenas os três últimos dias são abertos ao público –, a BTL 2024, já praticamente esgotada em expositores, traz propostas de experiências e destinos aquém e além-fronteiras, dando sinais de crescimento face à edição de 2023.

Desta vez, o destino nacional convidado serão os Açores, enquanto Coimbra conta com a chancela de município convidado. “Temos muito para dar ao turismo, mas temos muito para beneficiar dele”, diz José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra. Já Rosa Costa, presidente da associação VisitAzores, fala na BTL como uma “montra essencial para comunicarmos toda a nova estratégia do Turismo dos Açores”.

Na vertente BTL Cultural, focada na oferta turística a este nível, Aveiro é a cidade convidada, ou não fosse esta a Capital Portuguesa da Cultura em 2024. A cidade dos moliceiros vai dar a conhecer alguns dos ex-líbris identitários, como os canais, os ovos-moles, o Carnaval ou a ria. “Aveiro vai utilizar bem a chancela representante da cultura na BTL 2024 para continuarmos a apostar na indústria da paz e da cultura, que é a portugalidade”, declara José Ribau Esteves, presidente da autarquia aveirense.

Pelos pavilhões da FIL haverá também espaço para a BTL Lab, com apresentações que ligam o turismo às tecnologias, ao digital e à sustentabilidade. O mesmo se aplica à BTL LGBTI+, que promove a diversidade na oferta nacional. “A BTL tem vindo a crescer junto dos players nacionais e internacionais, afirmando-se como a maior e melhor montra da diversidade e qualidade da oferta turística”, considera Dália Palma, coordenadora da BTL, que terá Cabo Verde como destino internacional convidado, reforçando os laços com o mercado português.

O programa da edição deste ano já se encontra online. Atuações de danças orientais e cante alentejano, degustações de comida e vinhos, showcooking e oficinas fazem parte do calendário.


Bolsa de Turismo de Lisboa 2024
FIL, Parque das Nações, Lisboa
Tel.: 218 921 500
Dia 1, das 17h às 23h. Dia 2, das 12h às 23h. Dia 3, das 12h às 20h.
Preço: 8 euros (bilhete para os 3 dias); grátis até aos 10 anos.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend