Porto: na Casinha da Maria há produtos regionais de Norte a Sul

Os produtos de Trás-os-Montes e do Alentejo estão em destaque na nova Casinha da Maria, no Carvalhido. Fotografia: Artur Machado/GI
A Casinha da Maria acaba de abrir portas, no Carvalhido, com prateleiras recheadas de vinhos, pães, folares, mel e outros artigos alimentares vindos de todo o país, mas principalmente de Trás-os-Montes e do Alentejo. Alguns são vendidos a granel.

Se há uma nova loja de produtos regionais no Carvalhido, isso deve-se à pandemia, que afetou os negócios de Maria Manuela Miranda nas áreas do alojamento local e do vestuário. Rapidamente decidiu “dar a volta”, como diz, e criar outro projeto, apoiado em bens essenciais: a Casinha da Maria, uma loja de produtos regionais de todo o país, com especial incidência em Trás-os-Montes e no Alentejo, inaugurada no início de agosto e ainda a crescer. Durante este mês de setembro, conta instalar algumas mesas para os clientes saborearem, “in loco”, os produtos alimentares que recheiam as prateleiras – e outras novidades a caminho, como leitão.

Fotografia: Artur Machado/GI

O espaço, na Rua de Oliveira Monteiro, disponibiliza pão artesanal de diversos tipos, folares, biscoitos, conservas, mel, compotas caseiras, azeites biológicos e vinhos de pequenos produtores, de regiões como o Douro, o Alentejo, o Dão ou a Bairrada. Há também alguns artigos vendidos a granel – caso das nozes, amêndoas, avelãs, tâmaras ou pêras secas.

Fotografia: Artur Machado/GI

Em certa medida, é um mundo familiar a Maria Manuela, pois também esteve ligada à restauração, explica ela, que fez questão de fugir da Baixa e fixar-se nesta zona residencial, onde até se prontifica a levar pão ao domicílio, em curtas deslocações a pé.

Noutras áreas do Porto, na Maia e em Matosinhos, também faz entregas, gratuitas para encomendas de valor superior a 20 euros, explica a Maria que dá nome a esta Casinha. Claro que, indo à loja, existe sempre a possibilidade de levar de presente um pouco do louro que funciona como enfeite, além de saboroso condimento. Os ramos de loureiro, que dão um toque natural à loja de cores claras, surgem logo acima das nossas cabeças, quando nos debruçamos sobre o balcão repleto de queijos, enchidos e presuntos.

Fotografia: Artur Machado/GI

 

Folares transmontanos

À terça-feira chegam o pão e o folar de Bragança, e à sexta o pão e o folar de Mirandela. Os gulosos encontram ainda pão-de-ló de Margaride e bolos caseiros, feitos por encomenda – por exemplo, bolo de noz, cenoura e gengibre, ou red velvet.

Fotografia: Artur Machado/GI

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Oliveira Monteiro, 1085, Porto (Carvalhido)
Telefone
228314062
Horário
Das 09h30 às 19h30. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend