Lousã: vem aí uma caminhada noturna dedicada ao São João

A história e a cultura da Lousã estão em foco neste novo ciclo de caminhadas. Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens
A Câmara Municipal da Lousã acaba de lançar um ciclo de caminhadas temáticas, gratuitas, em torno da história e da cultura locais. A abrir o ciclo “Lousã conVIDA a caminhar”, no próximo dia 26, sexta-feira, está uma caminhada noturna pela vila, dedicada às Festas de São João no concelho.

Esta primeira caminhada começa às 21h, com partida do Parque Municipal de Exposições, e visa recordar “momentos e histórias relacionados com as Festas de São João da Lousã, que este ano não se realizam da forma habitual, devido à pandemia COVID-19”, segundo informações da autarquia.

Os passeios, que decorrem no âmbito do projeto “Lousã a mexer”, são guiados por técnicos que conhecem bem o território, logo, devidamente contextualizados, partindo de lugares e de figuras. Os participantes podem contar com informação diversa alusiva à data, entre factos e curiosidades.

Neste ano, a tradicional sardinhada não tem lugar, devido à pandemia.
Fotografia: DR

Um dos locais a visitar é o Largo da República – ou a Travessa -, que costuma ser palco de uma sardinhada com milhares de convivas, na noite de São João. A tradição será revivida de maneira diferente, neste ano, com a colaboração de duas personalidades da terra: Rosa Barros, uma das impulsionadoras da sardinhada, e José Ricardo Almeida, sabedor da história concelhia. Na rua, junto ao Museu Municipal Professor Álvaro Viana de Lemos, vai estar uma exposição de fotografias de época das Festas de São João.

“Pais e filhos pelos caminhos do património” é outra caminhada já agendada, rumo ao Castelo da Lousã (que reabriu ao público recentemente). Dirige-se às famílias e decorre no próximo dia 10, às 21h, com algumas surpresas e todo um programa de animação.

Castelo da Lousã
Fotografia: Maria João Gala/GI

“Ao longo destas caminhadas, que cumprirão as orientações das autoridades de saúde, nomeadamente o necessário distanciamento de segurança, a autarquia irá promover – aliadas à atividade física – várias experiências associadas à cultura, à história, ao património, às belezas naturais à gastronomia do nosso concelho”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes.

Para participar no ciclo “Lousã conVIDA a caminhar” basta fazer inscrição prévia aqui, por telefone (239993372) ou e-mail ([email protected]). O acesso é livre.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend